O Que É Teoria da Expectativa de Vroom?

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Última Atualização 23 de janeiro de 2022

QUESTÃO CERTA: A aplicação das diferentes teorias acerca da motivação no ambiente organizacional tem em mira a obtenção de melhores resultados em termos de produtividade e qualidade. Nesse contexto, uma das abordagens bastante difundidas é a desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, denominada teoria da expectativa (ou expectância), segundo a qual: o comportamento humano é orientado por resultados, sendo a valência uma medida de atração que determinado resultado (recompensa) exerce sobre o indivíduo, ou seja, o valor atribuído ao resultado.

QUESTÃO CERTA: A Teoria da Expectativa estabelece que a motivação é resultante da relação entre a valência dos objetivos e a possibilidade de atingi-lo.

QUESTÃO CERTA: O tema da motivação é bastante estudado no segmento organizacional. Existem diversas teorias que sustentam práticas que visam a aumentar a motivação de funcionários e colaboradores nos mais diversos ramos empresariais. Uma dessas teorias sustenta a ideia de que um funcionário se sente motivado a despender um alto grau de esforço quando acredita que isso resultará em uma boa avaliação de desempenho, que acarretará recompensas organizacionais, as quais satisfarão as metas pessoais do referido colaborador. Essas informações se referem à teoria do (a): expectativa.

QUESTÃO CERTA: Com base na teoria motivacional conhecida como ”Teoria da Expectativa, assinale a afirmativa correta: As recompensas devem se adaptar às necessidades e aos objetivos de cada indivíduo.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a teoria do reforço, um funcionário estará motivado a empregar um alto nível de esforço quando acreditar que isso o levará a uma boa avaliação de desempenho; que essa avaliação se traduzirá em recompensas organizacionais como promoção, prêmios ou aumento salarial; e que as recompensas satisfarão as suas metas pessoais.

QUESTÃO ERRADA: Conforme a teoria da expectativa, a motivação depende da percepção de que a organização adota mecanismos de equidade e paridade de remuneração como forma de reconhecimento do desempenho dos indivíduos que nela trabalham.

QUESTÃO CERTA: Considere que os gestores de determinada entidade integrante da Administração municipal, tendo em vista as dificuldades enfrentadas para motivar os servidores, tenham decidido se valer de teorias consagradas a respeito do fenômeno da motivação no ambiente organizacional. Nesse contexto, optaram por aplicar os conceitos da Teoria da Expectativa, desenvolvida por Victor Vroom, entre os quais: valência, correspondente ao valor atribuído ao resultado, sendo a medida de atração que o resultado (recompensa) exerce sobre o indivíduo.

QUESTÃO CERTA: Segundo a teoria da expectativa, a motivação do indivíduo está condicionada à percepção de que seu esforço para a realização de tarefas será reconhecido na avaliação de seu desempenho e de que o resultado dessa avaliação levará a uma recompensa que o atenderá em alguma necessidade ou interesse.

QUESTÃO CERTA: A motivação no local de trabalho, com base na Teoria da Expectativa, envolve a relação entre desejo e esforço, sendo que o desejo somente ocorre quando há alta interação entre as variáveis determinantes de: valência e instrumentalidade.

QUESTÃO CERTA: Entre as teorias que buscam explicar o fenômeno da motivação, bem como as formas de ativá-la ou induzi-la no ambiente corporativo, pode-se citar a Teoria da Expectativa (ou Expectância) desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom. Um dos fatores constantes da equação apresentada pelo referido estudioso como determinante para motivar uma ação ou comportamento denomina-se valência, que correspondeParte superior do formulário

ao valor atribuído ao resultado (recompensa), sendo, assim, uma medida de atração que um resultado exerce sobre o indivíduo.

QUESTÃO CERTA: Entre as várias teorias desenvolvidas e apontadas na literatura acerca da motivação, pode-se citar a Teoria da Expectativa (ou expectância), desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom. Os três principais fatores apontados na referida Teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa, sendo que o primeiro fator corresponde ao valor atribuído ao resultado (recompensa), consistindo em uma medida de atração que um resultado exerce sobre o indivíduo.

QUESTÃO CERTA: A teoria da expectativa prevê que um funcionário despenderá um alto nível de esforço se perceber que existe uma forte relação entre esforço e desempenho, desempenho e recompensa, e recompensa e satisfação de metas pessoais.

QUESTÃO CERTA: A teoria das expectativas é o mais complexo modelo de motivação dos funcionários nas organizações. Um dos componentes dessa teoria é a expectativa do resultado-desempenho, que é a percepção do indivíduo sobre a probabilidade de que o desempenho conduzirá a determinados resultados.

QUESTÃO CERTA: A motivação depende do esforço despendido pelo empregado para atingir um resultado e do valor atribuído por ele a esse resultado. Essa premissa se refere à teoria motivacional denominada teoria da expectativa.

Teoria das expectativas de Victor Vroom, que é uma teoria de processos. Segundo ele o que motiva o empregado é a soma da valência X expectativa X instrumentalidade ou expectativa x recompensa.

QUESTÃO CERTA: A teoria da expectativa propõe que os funcionários são motivados quando acreditam que podem realizar uma tarefa, e as recompensas valem o esforço da sua realização.

QUESTÃO ERRADA: A percepção que um funcionário tem de sua capacidade de realizar um objetivo não é expectativa.

QUESTÃO CERTA: O valor que um indivíduo atribui ao alcance de um resultado – por exemplo, uma promoção – é fator determinante do nível de motivação em relação à determinada atividade.

QUESTÃO CERTA: Hoje em dia, a teoria da expectativa é uma das explicações mais aceitas sobre motivação.

QUESTÃO CERTA: A motivação, segundo Robbins (2010), é definida como um processo responsável pela intensidade, pela direção e pela persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar determinada meta.

QUESTÃO CERTA: A teoria da expectativa ajuda a explicar por que tantos trabalhadores não se sentem motivados em seu trabalho e muitos fazem apenas o mínimo necessário para continuarem empregados.

QUESTÃO ERRADA: A validade da teoria da expectativa seria consideravelmente maior se as organizações recompensassem as pessoas, não por seu desempenho, mas por critérios como tempo de casa, esforço, nível de capacidade ou de dificuldade na realização de uma tarefa.

Alguns críticos sugerem que essa teoria tem uma aplicação limitadaSe as organizações recompensassem as pessoas por seu desempenho, em vez de usar critérios como tempo de casa, nível de dificuldade da tarefa, a validade da teoria da expectativa seria consideravelmente maior. Contudo, essas críticas servem para sustentar a teoria da expectativa em vez de invalidá-la, já que ela explica por que um segmento significativo da força de trabalho despende tão pouco esforço na realização de suas tarefas.

Segundo Vroom, a motivação do indivíduo para escolher uma das alternativas de comportamento depende de três fatores:

Expectativa os indivíduos esperam certas consequências ou resultados de seus comportamentos, afetando decisões sobre como se comportam.

Instrumentalidade a percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação. Fazendo uma escolha, os indivíduos tendem a escolher o nível de desempenho que pareça ter a máxima probabilidade de obter resultado satisfatório.

Valência – o valor que cada indivíduo atribui ao resultado advindo de cada alternativa, o que se refere ao poder de motivar e varia de indivíduo para indivíduo. Ex.: para um indivíduo que valoriza o dinheiro e a realização, a transferência para um cargo com salário mais alto e em outra cidade pode ter uma valência alta, enquanto que para um indivíduo que prioriza seu círculo de relacionamento na cidade atual, esse benefício terá sua valência reduzida.

QUESTÃO ERRADA: Os construtos da teoria da expectância de Vroom podem ser representados da seguinte forma: um indivíduo deseja uma promoção (instrumentalidade — grau de atração), passa a estender o seu horário de trabalho (valência — visualização da relação entre a ação e a obtenção do resultado), pois acredita que, assim, poderá ser promovido (expectância — antecipação dos resultados e probabilidade subjetiva).

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A sequência certa é: Valência, instrumentalidade e expectância.

Valência é o que tem valor para mim (eu quero passar num concurso);

Expectativa é acreditar que estudando muito eu consigo passar (tenho condições de passar se estudar muito? É possível?);

Instrumentalidade é estudar muito para chegar ao alvo, desempenhar o que acredito ser o que me dará resultado (passar no concurso).

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QUESTÃO CERTA: A motivação, conforme postulado pela teoria da expectativa, é um (a) função da valência, da expectância e da instrumentalidade ou meio.

QUESTÃO CERTA: Motivação corresponde a um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. Constitui um dos fatores fundamentais para o bom desempenho organizacional e é objeto de diversas teorias que buscam explicar quais os fatores determinantes ou como ela se processa. Uma dessas teorias é a da expectativa (ou expectância), desenvolvida por Victor Vroom, segundo a qual,Parte superior do formulário

o comportamento humano é sempre orientado para resultados, sendo o conceito de valência correspondente ao valor atribuído ao resultado.

QUESTÃO CERTA A aplicação das diferentes teorias acerca da motivação no ambiente organizacional tem em mira a obtenção de melhores resultados em termos de produtividade e qualidade. Nesse contexto, uma das abordagens bastante difundidas é a desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, denominada teoria da expectativa (ou expectância), segundo a qual: o comportamento humano é orientado por resultados, sendo a valência uma medida de atração que determinado resultado (recompensa) exerce sobre o indivíduo, ou seja, o valor atribuído ao resultado.

QUESTÃO ERRADA: Segundo a teoria da expectativa, há relação entre a motivação interna e o resultado, contudo, não há correlação entre o desempenho do indivíduo e o esforço despendido por ele para alcançar determinado resultado.

Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. “O termo expectativa refere-se à probabilidade de que um esforço chegue a um resultado”. Esta teoria consiste numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente o comportamento é escolhido.

QUESTÃO CERTA: O valor que um indivíduo atribui ao alcance de um resultado – por exemplo, uma promoção – é fator determinante do seu nível de motivação em relação a determinada atividade.

Apesar da questão não especificar, pode-se aplicar a TEORIA DA EXPECTATIVA de Victor Vroom, consiste em 3 variáveis:

1) Valência: desejo do indivíduo em obter algo.

2) Expectativa: A probabilidade, a chance de êxito.

3) Força: Quantidade de trabalho gasta até conseguir tal objetivo.

Portanto, nesta teoria, MOTIVAÇÃO = Valência + Expectativa + Força

QUESTÃO CERTA: Considere a seguinte situação hipotética. Uma equipe de um posto de vacinação decidiu promover uma reformulação em seu processo de atendimento aos usuários. Criou-se, então, na maior parte dos seus integrantes, uma expectativa decorrente do desempenho a ser alcançado por essa reformulação. Nessa situação, é correto afirmar que a satisfação esperada por um indivíduo, associada a cada produto resultante do desempenho, é denominada valência.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO CERTA: A partir da compreensão das teorias motivacionais, é possível definir alguns programas que podem levar a organização a contar com empregados motivados em seus quadros, como o programa de pagamento variável, compatível com a teoria de expectativa, a qual relaciona desempenho e recompensas.

#A TEORIA DA EXPECTATIVA (Victor Vroom)

Sua ideia central é a seguinte: os funcionários ficarão motivados para um trabalho quando acreditarem que seu esforço gerará o desempenho esperado pela organização e que esse desempenho fará com que ele receba recompensas da organização, que servirão para a satisfação de suas metas pessoais.

Parece complexo, mas vamos desdobrar o que foi dito acima em três pontos centrais. Assim, as relações que influenciam a motivação do funcionário na organização são as seguintes:

  1. Relação esforço-desempenho (Expectância):trata-se da crença do funcionário de que seu esforço gerará o desempenho esperado e que esse resultado será percebido pela organização em sua avaliação de desempenho;
  2. Relação desempenho-recompensa (Instrumentalidade):trata-se da crença de que ao atingir os objetivos fixados para si, o funcionário receberá recompensas da organização,como remuneração variável, bônus, folgas, etc.;
  3. Relação recompensa-metas pessoais (Valência): trata-se do grau em que as recompensas que o funcionário recebe da organização servem para que ele possa atingir suas próprias metas pessoais.

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FONTE: APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO CORRETA: De acordo com algumas teorias, o indivíduo poderá motivar-se caso tenha a expectativa de que um determinado nível de esforço levará a um bom desempenho. Esse desempenho trará certas recompensas que têm valor para o indivíduo.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: Segundo determinada teoria motivacional, o esforço da pessoa depende do resultado que ela quer alcançar, ou seja, as pessoas se esforçam para alcançar resultados que elas consideram importantes para si. Essa é a perspectiva da teoria: da expectativa.