TENTATIVA PERFEITA (CRIME FALHO): O agente delituoso praticatodos os atos executórios previamente pretendidos, mas o crime não se consuma por circunstâncias alheias a sua vontade.
p.ex.: Mévio planeja matar Tício com seis disparos de arma de fogo. Consegue efetuar todos os disparos, mas, mesmo assim, não consegue a consumação do fato delituoso.
TENTATIVA IMPERFEITA (QUASE CRIME): O agente delituoso NÃO CONSEGUE praticar todos os atos executórios previamente pretendidos, mas o crime não se consuma por circunstâncias alheias a sua vontade.
p. ex. Mévio planeja matar Tício efetuando seis disparos de arma de fogo, mas só consegue efetuar um disparo e, mesmo assim, não consegue a consumação do fato delituoso.
TENTATIVA BRANCA (INCRUENTA): O agente delituoso pratica TOTAL ou PARCIALMENTE os atos executórios previamente pretendidos, mas não consegue produzir dano relevante ao bem jurídico tutelado pela norma penal.
p. ex. Mévio planeja matar Tício efetuando seis disparos de arma de fogo, mas só consegue efetuar um disparo e, mesmo assim, não consegue a consumação do fato delituoso, e nem consegue ferir a vítima (NÃO CAUSA DANO NENHUM).
TENTATIVA VERMELHA (CRUENTA): O agente delituoso pratica TOTAL ou PARCIALMENTE os atos executórios previamente pretendidos e, embora não consiga consumar o crime por circunstancias alheias a sua vontade, ele gera, com a sua conduta, dano relevante ao bem jurídico tutelado pela norma penal.
p. ex. Mévio planeja matar Tício efetuando seis disparos de arma de fogo, mas só consegue efetuar um disparo e, mesmo assim, não consegue a consumação do fato delituoso, mas consegue ferir a vítima (CAUSA DANO AO BEM JURÍDICO).
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO CERTA: Em se tratando de tentativa branca ou incruenta, a vítima não é atingida e não sofre ferimentos; se tratar-se de tentativa cruenta, a vítima é atingida e é lesionada.
- Cruenta = Cruel = Vermelho = Sangue;
- Incruenta = Não Cruel = Branco = Sem Sangue.
ACAFE (2018):
QUESTÃO ERRADA: Tentativa cruenta de homicídio é aquela que causa sofrimento desnecessário à vítima ou revela uma brutalidade incomum, em contraste com o mais elementar sentimento de piedade humana.
Ocorre a Tentativa cruenta quando a vítima sofre ferimentos. Por outro lado, a critério de informação a Tentativa branca (OU INCRUENTA) é aquela que não resulta qualquer ferimento na vítima. Ocorre na hipótese em que o agente, por ausência de conhecimento no manuseio da arma, por exemplo, desfere vários tiros contra a vítima, mas por erro de pontaria atinge a parede da casa. É a chamada tentativa branca de homicídio.
CEBRASPE (2008):
QUESTÃO CERTA: Ocorre tentativa incruenta quando o agente dispara seis tiros em direção à vítima sem, no entanto, causar qualquer lesão na vítima ou em qualquer outra pessoa, por erro na execução.
CEBRASPE (2010):
QUESTÃO ERRADA: Se um indivíduo desferir cinco tiros em direção a seu desafeto, com intenção apenas de o lesionar, e, no entanto, por má pontaria, nenhum projétil atingir a vítima, ocorrerá a denominada tentativa cruenta.
A hipótese trata da tentativa incruenta, branca, sem resultado naturalístico, sem lesão física ao bem jurídico.
VUNESPE (2018):
QUESTÃO ERRADA: Dentro do tema do crime consumado e tentado, é correto afirmar que: há tentativa cruenta quando o objeto material não é atingido, ou seja, o bem jurídico não é lesionado.
Errado. Nesse caso trata-se a da tentativa branca ou incruenta.
CEBRASPE (2023):
QUESTÃO ERRADA: Em cada um do item a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada. Julgue cada um deles no que se refere ao fato típico e a seus elementos. Túlio, de posse de sua pistola, atirou cinco vezes contra Flávio, com a intenção de matá-lo, tendo errado a pontaria em todas as ocasiões. Nessa situação hipotética, houve tentativa cruenta.
1 – Tentativa branca ou incruenta → Não acerta o alvo
2 – Tentativa vermelha ou cruenta → Acerta o alvo
3 – Tentativa perfeita, acabada ou crime falho → Esgota todos os meios
4 – Tentativa imperfeita ou inacabada → Não utiliza todos os meios
5 – Tentativa abandonada ou qualificada → Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz
6 – Tentativa inidônea, inadequada, impossível ou quase Crime → Crime Impossível