O Que É Superávit Corrente? (com exemplos)

0
466

Última Atualização 13 de dezembro de 2020

QUESTÃO ERRADA:

Considere que a tabela apresentada acima constitui versão resumida do demonstrativo de receitas previdenciárias do RPPS, julgue o item. Considere que seja observado superávit gerado pela diferença entre as receitas previdenciárias e as despesas previdenciárias previstas na LOA, e que se pretenda utilizar esse valor para pagamentos previdenciários futuros. Nessa situação, esse superavit deve constar no demonstrativo como receita previdenciária INTRAORÇAMENTÁRIA denominada ‘total da reserva do RPPS’.

Negativo. É extraorçamentário.


Veja outras sobre superávit do orçamento corrente; fiz marcações:

QUESTÃO CERTA: Apesar de não constituir item de receita orçamentária, o superávit do orçamento corrente deve ser considerado no cômputo da receita de capital

QUESTÃO ERRADA: superávit do orçamento corrente, definido como a diferença positiva entre receitas e despesas correntes, constitui item da receita orçamentária. 

L.4.320/64

Art. 11

§3° O superávit do Orçamento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstração a que se refere o Anexo no 1, não constituirá item de receita orçamentária.

QUESTÃO ERRADA: Constitui receita orçamentária o superávit do orçamento corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes.

QUESTÃO ERRADA: O superávit corrente é o excesso de receitas correntes em relação às despesas correntes, possibilitando a cobertura de despesas de capital. O superávit de capital ocorre na situação em que as receitas de capital superam as despesas de capital, o que resulta no aumento do patrimônio público.

Analisando a questão:

1ª parte: O superávit corrente é o excesso de receitas correntes em relação às despesas correntes, possibilitando a cobertura de despesas de capital.

Correto. Receitas Correntes > Despesas Correntes = Superávit do Orçamento Corrente.

O Superávit do Orçamento Corrente pode ser aplicado em Despesas de Capital, significa que está havendo uma Capitalização Orçamentária. Interpretação Art.11 da Lei 4.320.

2ª parte: O superávit de capital ocorre na situação em que as receitas de capital superam as despesas de capital.

Correto.   Receitas de Capital > Despesas de Capital = Superávit do Orçamento de Capital. 

3ª parte: o que resulta no aumento do patrimônio público. O erro está aqui.

O Superávit ou Déficit Orçamentário estarão evidenciados no Balanço Orçamentário, não há que se falar em “Aumento do patrimônio público”. Que será evidenciado no Balanço Patrimonial e na DVP. O que acontece aqui é que o resultado superavitário do orçamento corrente poderá financiar despesas de capital, ou seja, o dinheiro por exemplo de impostos, poderá ser utilizado na aquisição de bens de capital, como aquisição de veículos oficiais ou de um imóvel, na construção de portos etc.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: O superávit do orçamento corrente, apesar de ser resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, não constitui item de receita orçamentária.

QUESTÃO ERRADA: O superávit do orçamento corrente, resultante da diferença entre os totais das receitas e despesas correntes, é considerado um item da receita orçamentária de capital para efeito da apuração do resultado orçamentário do exercício.

Como assinalado pelo colega, o superávit não é receita orçamentária, mas sim extraorçamentária. 

Art. 11, §3º da lei 4.320/64 traz que – O superávit do Orçamento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstração a que se refere o Anexo nº 1, não constituirá item de receita orçamentária.