O Que É Stakeholder? (Exemplos)

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Última Atualização 19 de janeiro de 2022

QUESTÃO ERRADA: Uma tendência constante na administração financeira é a manutenção de um relacionamento positivo com os stakeholders. Os stakeholders, também denominados acionistas, são os verdadeiros donos da empresa, em vista de seu patrimônio na forma de ações ordinárias e preferenciais.

Stockholder = guardador de ação (título mobiliário) = acionista;

Stakeholder = guardador de parte do todo = colaborador, fornecedor, acionista, concorrente, governo, mídia, ONG, sindicato, clientes e seus familiares, meio ambiente etc.

Os stakeholders não são apenas acionistas. Stakeholder também pode significar partes interessadas, sendo pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelos projetos e processos de uma empresa. Como exemplos de stakeholders podemos citar: concorrentes, fornecedores e investidores.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO ERRADA: O contexto interno da organização precisa ser estabelecido na gestão de riscos, de modo a se identificarem os principais stakeholders: clientes, fornecedores e marco regulatório.

Marco regulatório não é classificado como stakeholder.

QUESTÃO CERTA: As questões 61 e 62 baseiam-se neste texto introdutório. Sabe-se que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul construirá um monumento em homenagem a um de seus grandes cidadãos, que também foi uma personalidade de destaque em nível nacional. A construção desse monumento terá início dia 01 de setembro de 2014 e terminará, obrigatoriamente, até o dia 31 de outubro de 2015. Há diversos indivíduos, grupos e organizações interessados na construção desse monumento ou que serão afetados por ela, tais como o Governador do Estado, o Vice-Governador, os Secretários de Estado, os Assessores, a empresa construtora, a Câmara Legislativa, o Tribunal de Contas do Estado, o engenheiro responsável pela obra, o gestor da obra, o fiscal do contrato, dentre muitos outros.
No texto introdutório dessa questão, foi dito que o monumento a ser construído pelo Governo Estadual interessa a diversos indivíduos, grupos e organizações ou que serão afetados por ela, tais como o Governador do Estado, o Vice- Governador, os Secretários de Estado, os Assessores, a Empresa construtora, dentre outros. Nesse caso, tais indivíduos, grupos ou organizações que possam afetar, serem afetados, ou sentirem-se afetados pela construção desse monumento, segundo o PMBOK, 5ª Edição, são chamados, genericamente, de: Stakeholders.

 

QUESTÃO CERTA: Numa etapa prévia ao início das atividades de desenvolvimento dos entregáveis de um projeto, um Gerente está planejando as interações e comunicações que acontecerão com um dos interessados para quebrar resistências e garantir o seu engajamento. Considerando que ele segue o PMBoK 5ª edição, essa atividade é integrante do Processo: Planejar o gerenciamento das partes interessadas também conhecida como Planejar o gerenciamento dos stakeholders, da área de conhecimento de Gerenciamento das partes interessadas, também conhecido como Gerenciamento dos stakeholders do projeto.

QUESTÃO CERTA: Em relação à versão 4, o PMBoK trouxe na sua recente versão 5, a criação de uma nova área de conhecimento denominada: Project Stakeholder Management.

Existem QUATRO PROCESSOS (dentro dos 47 possíveis) na área de conhecimento de Partes Interessadas (lembre-se, são 10 áreas de conhecimento no total).

Vamos aos processos:

  • Identificar as partes interessadas (Grupo de Processos Iniciação)

  • Planejar o gerenciamento das partes interessadas (Grupo de Processos de Planejamento);

  • Gerenciar o envolvimento das partes interessadas (Grupo de Processos de Execução);

  • Controlar o envolvimento das partes interessadas (Grupo de Processos de Monitoramento e Controle).

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QUESTÃO CERTA: O guia PMBoK v5 incorporou uma nova área de conhecimento denominada Gerenciamento das Partes Interessadas, que surgiu da constatação de que a atenção para com a identificação correta dos stakeholders e a comunicação adequada e sistemática para com eles têm impacto expressivo no sucesso do projeto e no grau de satisfação com as entregas realizadas. A nova área de conhecimento tem em seu escopo o tratamento ao público interessado no projeto e seus resultados e contempla 4 processos, entre remanejados e novos. Um destes processos tem por objetivo complementar o plano de gerenciamento do projeto definindo as práticas de comunicação que serão empregadas para os stakeholders, estabelecendo as naturezas de comunicação, a forma de comunicação, o meio de comunicação (e-mail, portal, documento etc.), conteúdo necessário (o que deve ser apresentado), a frequência (diária, semanal, mensal etc.) e o público alvo de cada comunicação (matriz de reporte e audiência). O processo citado é: Planejar o gerenciamento dos stakeholders.

QUESTÃO CERTA: Consumidores, fornecedores, governo, sindicatos podem fazer parte do ambiente de um sistema empresarial ou administrativo.

QUESTÃO CERTA: A elaboração de metas e planos contribui para que as organizações tenham maior legitimidade frente a seus stakeholders, o que proporciona benefícios importantes.

QUESTÃO CERTA: Um projeto de um novo sistema de informação para uma instituição está sofrendo consecutivos atrasos. A equipe responsável pelo projeto aponta que os motivos dos atrasos são dois:

– O descumprimento de compromissos de trabalho por parte da equipe, em função das pessoas de influência e gestores da companhia estarem preterindo o foco de esforços no projeto, preferindo incentivar as pessoas a focarem suas atividades na sustentação de rotinas operacionais diárias.

– A ausência de pessoas em função de afastamentos por acidentes, os quais são recorrentes, no ambiente de trabalho.

Estão ocorrendo falhas no cumprimento de processos das seguintes áreas de conhecimento definidas no PMBoK v5: Gerenciamento dos stakeholders do projeto e Gerenciamento dos riscos do projeto.

QUESTÃO CERTA: Numa etapa prévia ao início das atividades de desenvolvimento dos entregáveis de um projeto, um Gerente está planejando as interações e comunicações que acontecerão com um dos interessados para quebrar resistências e garantir o seu engajamento. Considerando que ele segue o PMBoK 5ª edição, essa atividade é integrante do Processo: Planejar o gerenciamento das partes interessadas também conhecida como Planejar o gerenciamento dos stakeholders, da área de conhecimento de Gerenciamento das partes interessadas, também conhecido como Gerenciamento dos stakeholders do projeto.