Última Atualização 20 de janeiro de 2022
CEBRASPE (2021)
QUESTÃO CERTA: Denomina-se como retorno sobre o investimento (ROI) a medida dos ganhos obtidos por uma organização em relação ao investimento de capital realizado.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: A análise do retorno sobre o investimento busca mensurar o sucesso obtido pela organização, com base no seu investimento de capital e nos ganhos obtidos.
QUESTÃO ERRADA: Um aumento do montante de despesas financeiras proporciona uma redução no ROA, enquanto um aumento nas vendas líquidas não interfere diretamente no ROA.
A Rentabilidade sobre o Ativo (ROA) é dada por:
ROA = Lucro Líquido / Ativo Médio
Um aumento nas despesas financeiras proporciona uma redução do lucro líquido e como consequência reduz a ROA. Já um aumento nas vendas líquidas aumenta o lucro líquido e, portanto, aumenta a ROA.
Dessa forma, é correto afirmar que um aumento nas vendas líquidas interfere sim na ROA.
QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta um indicador cujo cálculo relaciona itens da demonstração do resultado do exercício com itens do balanço patrimonial: retorno sobre o investimento.
O retorno sobre o investimento é, em linhas gerais, o quanto o lucro líquido equivale em relação ao ativo total, em percentual. A conta simples é LL / Ativo.
Abaixo doutrina a respeito:
Rentabilidade do Investimento (ROI)
Rentabilidade sobre investimento é o mesmo que rentabilidade sobre o total das aplicações (ativo total); em inglês Return on Investment. ROI = LL / AT.
Lucro líquido tem a ver com DRE e ativo tem a ver com balanço patrimonial.
QUESTÃO CERTA: Uma empresa possui os seguintes indicadores.
• retorno sobre atividades operacionais (ROI) = 30%
• custo do capital de terceiros = 40%
A partir dessas informações, um gestor que pretenda maximizar os lucros da referida empresa, sem levar em consideração as questões relacionadas a risco, deve recomendar: redução do grau de alavancagem financeira da empresa, com diminuição da participação do capital de terceiros no capital total utilizado pela empresa.
O grau de alavancagem financeira (GAF) de uma empresa é um importante indicador do grau do risco a que empresa está submetida. Se existe capital de terceiros de longo prazo na estrutura de capital, a empresa estará “alavancada”, ou seja, corre risco financeiro.
O GAF evidencia os efeitos das variações ocorridas no lucro antes dos juros e do imposto de renda (LAJIR) que se refletem no lucro líquido. Pode ser calculado com o uso das seguintes fórmulas:
GAF = Variação % no Lucro Líquido / Variação % no LAJIR = ∆LL / ∆LAJIR
ou
GAF = LAJIR / LAJIR – Despesas Financeiras = LAJIR / LAIR
sendo LAIR=lucro depois dos juros e antes do imposto de renda
Também pode ser expresso da seguinte forma:
GAF = RPL/RAT
sendo
RPL= Retorno sobre o Patrimônio Líquido = Lucro líquido/Patrimônio Líquido
RAT = ROI = Retorno sobre o Ativo Total= Lucro depois do Imposto de Renda e antes dos juros/Ativo Total.
Se GAF = 1,0, a alavancagem financeira será considerada nula. Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros (que são, geralmente, instituições financeiras) na estrutura de capital. O risco financeiro é baixo.
Se GAF > 1,0 a alavancagem financeira será considerada favorável: o retorno sobre o Ativo Total (conjunto de bens e direitos da empresa, expressos em moeda) será razoavelmente maior que a remuneração paga ao capital de terceiros (a título de juros e comissões).
Se GAF < 1,0 a alavancagem financeira será considerada desfavorável, pois os recursos de terceiros tiveram um custo maior do que o ROI e, neste caso, estão prejudicando a empresa. Nesse caso, há risco financeiro. Se o RPL é menor do que o RAT, isto significa que o capital de terceiros está consumindo parte do patrimônio líquido. Mesmo se o Ativo Total gerar um retorno, parte desse retorno estará sendo financiada por capital de terceiros – o qual é, neste caso, remunerado a uma taxa superior à taxa de retorno sobre o Ativo Total. Diz-se então que o capital de terceiros está exercendo alavancagem negativa.
ROI = LL / AT.
GAF: LL / PL
LL /ATIVO
CEBRASPE (2006):
QUESTÃO ERRADA: A relação existente entre risco e retorno financeiros é inversamente proporcional.
Em regra geral, o nível de rentabilidade está associado ao nível de risco e quanto maior o risco aceito pelo investidor maior deve ser a rentabilidade (diretamente proporcional) potencial deste investimento.
Fonte: portal Administradores.