O que é regime de metas de inflação

0
345

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

O que é regime de metas para a inflação?

O regime de metas para a inflação é um regime monetário no qual O Banco Central se compromete a atuar de forma a garantir que a inflação efetiva esteja em linha com uma meta pré-estabelecida, anunciada publicamente.

O regime de metas para a inflação envolve mais do que o anúncio público de metas numéricas para a inflação.

A transparência e a prestação de contas regulares à sociedade e a seus representantes são elementos essenciais desse regime.

QUESTÃO CERTA: O regime de metas de inflação, que objetiva ancorar as expectativas dos agentes econômicos quanto ao comportamento futuro da taxa de inflação, envolve o anúncio público das metas numéricas para a inflação, transparência e a prestação de contas regulares à sociedade e a seus representantes.

QUESTÃO CERTA: A política econômica atual do Brasil, segundo o discurso governamental vigente, está pautada pelo tripé câmbio flutuante, meta de inflação e responsabilidade fiscal.

QUESTÃO CERTA: No regime de metas de inflação, a estabilidade de preços constitui o principal objetivo da política monetária.

O regime de metas de inflação brasileiro está ancorado na teoria clássica (moeda neutra), pois o objetivo da política monetária seria somente o de control ar a inflação. Se a expectativa de inflação ultrapassa a meta, haverá política monetária contracionista. Se, ao contrário, fica abaixo da meta, haverá política monetária expansionista.

Advertisement

Segundo o próprio FAQ do Banco Central sobre o assunto:

2. Que elementos caracterizam um regime de metas para a inflação? O regime de metas para a inflação caracteriza-se geralmente por quatro elementos básicos:

  • i) conhecimento público de metas numéricas de médio-prazo para a inflação;

  • ii) comprometimento institucional com a estabilidade de preços como objetivo primordial da política monetária;

  • iii) estratégia de atuação pautada pela transparência para comunicar claramente o público sobre os planos, objetivos e razões que justificam as decisões de política monetária; e

  • iv) mecanismos para tornar as autoridades monetárias responsáveis pelo cumprimento das metas para a inflação.

Acrescento que o regime foi adotado desde 1999.

Parte superior do formulário