O Que É Qualidade Assegurada ou Garantida?

0
1161

Última Atualização 28 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Um dos desdobramentos bem-sucedidos da expansão dos princípios de administração da qualidade por todo o mundo foi uma ideia que consiste em uma empresa qualquer, em uma cadeia de produção, procurar aprimorar e controlar a administração da qualidade de seus fornecedores e não a qualidade de seus produtos e serviços. Assinale a alternativa que apresenta a denominação dessa ideia: Qualidade assegurada.

QUESTÃO CERTA: Leia a frase a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Auditoria do Sistema de Qualidade é a inspeção e avaliação do Sistema em voga, com a finalidade de credenciar a empresa como fornecedores de qualidade assegurada.

QUESTÃO CERTA: Muitas empresas perceberam que poderiam reduzir os custos de controle de qualidade de seus fornecedores. Para isso, as empresas compradoras passam a exigir que seus fornecedores tenham um departamento da qualidade, especificações precisas para todos os seus produtos, sistemas e métodos de medição, procedimentos para lidar com defeitos e outros recursos para oferecer produtos e serviços com qualidade. Assinale a alternativa que apresenta o que essa exigência significa numa cadeia produtiva: Qualidade assegurada.

QUESTÃO CERTA: Uma das principais ideias e contribuições para a gestão da qualidade é a criação dos departamentos de controle da qualidade com a atribuição principal de preparar e ajudar a administração do programa de qualidade.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Da interação dos indicadores de desempenho estabelecidos pela Fundação Programa Nacional de Qualidade (FPNQ) e pelo Balanced Scorecard (BSC), podem-se extrair várias abordagens ou perspectivas, sendo correto afirmar que, quanto: às aquisições e aos fornecedores, destaca-se a qualidade dos produtos e serviços adquiridos, que mede o percentual de valor total das compras com qualidade assegurada.

QUESTÃO ERRADA: A implementação de um departamento de qualidade tem como objetivo básico a ênfase na correção de defeitos.

Armand Feigenbaum – conhecido como o primeiro a falar em Controle da Qualidade Total (TQC) – afirmava que deveria haver um Departamento de controle da qualidade conduzido por especialistas.

Com isso ele pretendia mudar a ênfase da correção para a prevenção de defeitos, buscando fazer certo desde a primeira vez.

Logo, o foco do departamento de qualidade é prevenir a ocorrência de defeitos, e não esperar que os defeitos aconteçam para depois