Última Atualização 19 de fevereiro de 2022
Pipeline de Liderança é uma proposta recente para o desenvolvimento de líderes. Ela se encontra detalhada no livro “Pipeline de Liderança: o desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo”, do consultor Ram Charam em parceria com Stephen Drotter e James Noel.
1- PIPELINE COMO METÁFOFA: Pipeline significa oleoduto ou encanamento. É uma metáfora usada pelo autor para representar o caminho das transições na carreira de um profissional que tenha interesse em evoluir na hierarquia da empresa.
2- PRINCIPAL CONCEITO DO LIVRO: Existem diferentes níveis de liderança. Para cada novo nível de liderança é preciso realizar mudanças em 3 tipos de requisitos: Habilidades, Aplicação do Tempo e Valores.
3- NÍVEIS DE LIDERANÇA
1º nível: De gerenciar a si mesmo a gerenciar outros
2º nível: De gerenciar outros a gerenciar gestores
3º nível: De gerenciar gestores a gerente funcional
4º nível: De gerente funcional a gerente de negócios
5º nível: De gerente de negócios a gerente de grupo
6º nível: De gerente de grupo a gestor corporativo
4- EXEMPLO DAS MUDANÇAS NO 1º NÍVEL (De Gestor de si Mesmo para Gestor de Outros)
1ª Habilidades: de domínio técnico e específico para desenvolver equipe.
2ª Alocação do tempo: de cumprir prazos pessoais para os projetos – normalmente no curto prazo por meio da administração do próprio tempo para
3ª Valores: de obter resultados por meio do domínio profissional para obter resultados por meio dos outros.
QUESTÃO CERTA: O pipeline da liderança (Ram Charan, 2009) assume a forma de seis passagens na carreira profissional ou no pipeline. Cada passagem requer que as pessoas adquiram uma nova forma de gerenciar e liderar nas seguintes áreas: Habilidades, Aplicação do Tempo e Valores.
QUESTÃO CERTA: Ao ser promovido ao papel de líder de uma equipe, o líder eficaz deverá ocupar-se, principalmente, em: desenvolver novas competências, novos valores de gestão, redistribuir o tempo destinado às atribuições.
QUESTÃO CERTA: Na atualidade, o papel do líder está ligado à capacidade de estimular o autogerenciamento, a autonomia e o empreendedorismo de equipes.