QUESTÃO ERRADA: Ao se mensurar o produto interno bruto (PIB) a partir da óptica da despesa, devem-se excluir as exportações porque elas não representam gastos dos agentes econômicos domésticos.
Produto interno bruto = Total dos bens e serviços produzidos pelas unidades produtoras residentes destinados ao consumo final sendo, portanto, equivalente à soma dos valores adicionados pelas diversas atividades econômicas acrescida dos impostos, líquidos de subsídios, sobre produtos.
O produto interno bruto também é equivalente à soma dos consumos finais de bens e serviços valorados a preço de mercado sendo, também, equivalente à soma das rendas primárias. Pode, portanto, ser expresso por três óticas:
a) da produção – o produto interno bruto é igual ao valor bruto da produção, a preços básicos, menos o consumo intermediário, a preços de consumidor, mais os impostos, líquidos de subsídios, sobre produtos;
b) da demanda – o produto interno bruto é igual a despesa de consumo das famílias, mais o consumo do governo, mais o consumo das instituições sem fins de lucro a serviço das famílias (consumo final), mais a formação bruta de capital fixo, mais a variação de estoques, mais as exportações de bens e serviços, menos as importações de bens e serviços;
c) da renda – o produto interno bruto é igual à remuneração dos empregados, mais o total dos impostos, líquidos de subsídios, sobre a produção e a importação, mais o rendimento misto bruto, mais o excedente operacional bruto
QUESTÃO ERRADA: A mensuração do PIB da despesa não deve levar em conta as vendas externas porque elas não representam gastos e residentes do país.
QUESTÃO ERRADA: Considerando que os dados na tabela precedente representem algumas informações financeiras do Brasil no ano 201X, julgue o item subsequente, de acordo com a teoria dos sistemas de contas nacionais em uma economia aberta. O PIB brasileiro no ano 201X foi de R$ 300 bilhões.
PIBpm = DA (o PIB é igual à demanda agregada, pela ótica da despesa)
PIBpm = C + I + G + X – M
PIBpm = 200 + 100 + 30 + 30 – 20
PIBpm = 340 bilhões de reais, portanto gabarito errado.
Na mensuração do PIB pela ótica da DESPESA NACIONAL (DN) pode‐se determinar como os agentes econômicos gastam o produto Nacional. São revelados quais são os setores compradores do Produto Nacional. Isso significa que o produto nacional é vendido para os quatro agentes de despesas: (Consumidores, empresas, governo e setor externo).
DN = C + I + G + (X – M)
Sendo:
DN = Despesa Nacional = PIB
C = Consumo das Famílias (Despesas das Famílias com bens e serviços finais).
Ex: Consumo das famílias com automóveis, geladeira, TV, Educação, Transporte público e alimentos.
I = Investimento (Parcela do PIB destinada ao investimento em ativos que ampliam a capacidade de produção da economia)
Ex: Construção de uma nova fábrica, Construção de um aeroporto, estradas, rodovias além de máquinas e equipamentos para produção.
G = Gastos do Governo (Setor Público). Representa os gastos do Governo Federal, Estadual e Municipal.
Ex: Serviços do Governo: Justiça, Educação e Saneamento. As despesas do Governo concentram‐se em Despesa de Custeio (Salários e materiais para manutenção e funcionamento da máquina pública) e Despesa de Capital (Construção de hospitais, escolas).
X = Exportação. Representa os bens e serviços produzidos dentro do País e exportados (enviados) para fora do País.
Ex: Brasil produz minério de ferro e exporta para a China.
M= Importação. Representa os bens e serviços consumidos no País, mas que são importados (comprados) em outros países.
Ex: Um consumidor no Brasil adquiriu um computador comprado (importado) da China.
Uma medida importante para determinar o potencial de crescimento econômico de um País é a Taxa de Investimento em relação ao PIB.
Taxa de Investimento = PIB / Investimento.
Y = PIB
Y = C + I + G + (X – M)
C representa o consumo privado
I é a totalidade de investimentos realizada no período
G equivale aos gastos do governo
X é o volume de exportações
M é o volume de importações
QUESTÃO CERTA: O Produto Interno Bruto – PIB a preços de mercado mede o total dos bens e serviços produzidos pelas unidades residentes que têm como destino um uso final (exclui consumo intermediário). Considerando-se a ótica de mensuração do PIB pela demanda, é correto afirmar que o seu cômputo é dado: pela despesa de consumo final mais a formação bruta de capital fixo, mais a variação de estoques, mais as exportações de bens e serviços, menos as importações de bens e serviços.
Parte superior do formulário
Pela ótica da despesa (demanda), temos o seguinte:
PIBpm = C + G + I + X – M
ou, sabendo que: Cfinal = C + G; e que: I = FBKF + varE, então:
PIBpm = Cfinal + FBKF + varE + X – M
QUESTÃO CERTA: O PIB de um país será tanto maior quanto maior for o saldo de sua balança comercial e da balança de serviços não fatores de produção.
Pela equação do PIB pela ótica da despesa:
PIB = C + G + I + X – M
Quanto maior for o saldo da balança comercial e da balança de serviços, maior será o X e, portanto, maior será o PIB.
QUESTÃO CERTA: Para responder à questão, utilize os dados extraídos das Contas Nacionais do Brasil, relativas ao ano de 2006, em milhões de reais.
Despesa de Consumo Final………………………………………….. 1.903.679
Variação de Estoques ………………………………………………….. 8.012
Formação Bruta de Capital Fixo…………………………………….. 389.328
Renda Nacional Bruta………………………………………………….. 2.311.211
Transferências Correntes Líquidas recebidas do exterior 9.366
Saldo Externo de Bens e Serviços (positivo)……………………. 68.778
O Produto Interno Bruto do Brasil naquele ano correspondeu, em milhões de reais, a: 2.369.797.
Parte superior do formulário
PIBpm = C + I + G + X – M
PIBpm = 1.903.679 + (389.328 + 8.012) + 68.778
PIBpm = 2.369.797
QUESTÃO ERRADA: Considerando a teoria macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, julgue o próximo item. Despesas com programas como o Bolsa Família e o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural (FUNRURAL) constituem, na contabilidade nacional, gastos do governo e, portanto, integram o produto interno bruto (PIB), computado sob a ótica da despesa.
QUESTÃO ERRADA: Quando alguém compra um apartamento recém construído por R$ 200.000,00, essa transação não altera as despesas de consumo, tais como mensuradas na contabilidade nacional.
Errado.
O consumo das famílias é o valor dos bens adquiridos voluntariamente pelos indivíduos no mercado.
QUESTÃO ERRADA: O PIB inclui os valores dos produtos importados utilizados no processo de produção interna, superavaliando, assim, o valor da produção interna.
ERRADO. PIB = C + I + G + X – M, M é a importação. Ela é subtraída.
Falso. O cálculo do PIB que leva em consideração a importação é feito pela ótica do consumo (Y = C + I + G + X – M). Nesse cálculo só é contabilizada a soma dos gastos em bens e serviços finais, nunca intermediários.