Caderno de Prova

O Que É Orçamento Incremental? (com exemplos)


– O orçamento de cada período mantém a mesma estrutura de despesas do orçamento do período anterior, realizando-se apenas incremento nos montantes de cada despesa;


– As opções e prioridades estabelecidas no passado tendem a permanecer inalteradas ao longo do tempo;


– Não privilegia a eficiência do gasto e a evolução da ação governamental.

QUESTÃO ERRADA: É vedado ao Poder Executivo, para efeito de projeção das receitas orçamentárias, aplicar índices de reajustes de preços sobre as séries históricas de arrecadação.

QUESTÃO CERTA: O tipo de orçamento no qual a definição dos montantes de recursos a serem alocados para os programas, ações, órgãos ou despesas é feito mediante a simples incorporação de acréscimos em cada item da despesa, mantendo-se o mesmo conjunto de despesas do orçamento anterior ou, ainda, com pequenos ajustes, é denominado: incremental.

QUESTÃO CERTA: O orçamento incremental tem como base as receitas e despesas ocorridas no período anterior, sobre as quais são feitos ajustes marginais.

QUESTÃO ERRADA: O incrementalismo orçamentário desvirtua ou compromete a desejável integração entre o planejamento e o orçamento. De acordo com essa sistemática, a “base” formada pelos programas já introduzidos no orçamento tende a perpetuar- se, com pequenos incrementos, compreendendo a maior parte dos recursos. Alguns autores denominam essa tendência de resistência à mudança, à revisão dos objetivos, diretrizes e metas, como inércia ou inercialidade.

Item correto. O orçamento tradicional ou incremental constitui-se num mero instrumento contábil e baseia-se no orçamento do exercício anterior, ou seja, enfatiza atos passados. Demonstra uma despreocupação do gestor público com o atendimento das necessidades da população, pois considera apenas as necessidades financeiras das unidades organizacionais. A falta de planejamento da ação governamental é uma das principais características do orçamento tradicional. Assim, nesta espécie de orçamento não há preocupação com a realização dos programas de trabalho do governo, importando-se apenas com as necessidades dos órgãos públicos para realização das suas tarefas, sem questionamentos sobre objetivos e metas. Predomina o incrementalismo

Advertisement
. É uma peça meramente contábil – financeira, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo. Portanto, somente um documento de previsão de receita e de autorização de despesas.

QUESTÃO ERRADA: Para os críticos da concepção do orçamento integrado ao planejamento, gera-se forte tendência à perpetuação de programas e à preservação dos recursos assegurados ao longo do tempo. Quanto mais intenso e acelerado for o incrementalismo orçamentário, mais essa tendência à inércia se acentua.

Ele se refere aos críticos do ORÇAMENTO INCREMENTAL, o qual mantém a estrutura do orçamento anterior, com alguns incrementos feitos nas despesas. Ou seja, as prioridades feitas no passado continuam no futuro – “forte tendência à perpetuação de programas e preservação dos recursos assegurados ao longo do tempo”.

Advertisement
Sair da versão mobile