QUESTÃO CERTA: Ao se analisar um orçamento recentemente preparado para uma entidade, nota-se que tal orçamento foi preparado partindo-se da parte de baixo de uma estrutura organizacional, e com informações muito detalhadas, propiciando uma análise mais crítica dos gastos dessa entidade. Verifica-se ainda que não há informações passadas, como se esse orçamento tivesse sido preparado pela primeira vez, para um eventual comparativo ou algo do gênero. Diante disso, conclui-se que o orçamento a ser analisado é o: base zero.
QUESTÃO ERRADA: O orçamento base zero não fornece informações detalhadas das receitas necessárias para cobrir os custos de manutenção de cada atividade da empresa, mas permite orientar o processo de produção dessa empresa, conforme as alterações nos custos fixos e variáveis.
O OBZ – orçamento base zero tem por característica a análise, revisão e avaliação de TODAS as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existentes. Todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo. É detalhado!
No OBZ cada despesa é tratada como uma iniciativa e cada ano é necessário provar as necessidades de orçamento. Com isso, TODO ANO é iniciado um orçamento do zero.
Ainda, durante toda a elaboração da proposta orçamentária p/ o exercício seguinte, todo conhecimento prévio acerca da execução dos exercícios anteriores são desconsiderados, ou seja, não existe direito adquirido.
FONTE: minhas anotações.
QUESTÃO ERRADA: A organização e a apresentação do orçamento público são as principais preocupações do orçamento base-zero, enquanto a avaliação e a tomada de decisão acerca das despesas ocupam, nesse modelo, um papel secundário.
O Orçamento Base Zero consiste em uma abordagem orçamentária adaptada para o uso no setor público. A principal característica desta metodologia orçamentária é exigir que todas as despesas de cada repartição pública sejam justificadas detalhadamente como se cada item programático se tratasse de uma nova iniciativa. Durante a elaboração da proposta orçamentária para o exercício seguinte, todo conhecimento prévio acerca das execuções em exercícios anteriores seriam desconsideradas, ou seja, não existem direitos adquiridos sobre despesas anteriormente autorizadas. Todo o estudo começaria do estágio inicial, revendo a necessidade e eficácia de cada pessoa.
“Abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., durante o ano de 1969. Foi adotada pelo estado de Geórgia (gov. Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.”
QUESTÃO CERTA: O procedimento segundo o qual todas as unidades de uma mesma entidade planejam seu orçamento anualmente como se cada ano fosse independente um do outro é denominado orçamento: de base zero.
QUESTÃO CERTA: A sistemática de elaboração orçamentária que exige a justificativa de cada recurso solicitado, sem fixar de antemão um valor orçamentário inicial e sem considerar os valores previstos no orçamento anterior, denomina-se: orçamento base zero.
QUESTÃO CERTA: O orçamento de base zero envolve o controle operacional pelo qual cada gestor deve justificar todas as solicitações de dotações orçamentárias em detalhes, a partir do ponto zero, para serem avaliadas por análises sistemáticas e classificadas por ordem de importância em diferentes etapas operacionais.
QUESTÃO CERTA: É característica do orçamento base-zero: justificativa, em cada ano, de todas as atividades a serem desenvolvidas.
QUESTÃO CERTA: A principal característica do orçamento base-zero é: conter a justificativa para a totalidade dos gastos de cada unidade orçamentária, independentemente do gasto realizado no exercício anterior.
QUESTÃO ERRADA: No orçamento base zero, os gestores das unidades orçamentárias somente precisam justificar os acréscimos e os decréscimos dos gastos realizados no exercício anterior.
QUESTÃO CERTA: O orçamento cuja técnica de elaboração exige que cada unidade orçamentária deve justificar, a cada ano, as atividades que desenvolve, sem levar em conta o volume dos recursos recebidos em exercícios anteriores, é denominado Orçamento: base-zero.
QUESTÃO CERTA: O instrumento ou ferramenta de planejamento da ação governamental, no qual a principal característica da metodologia é exigir que todas as despesas de cada repartição pública sejam justificadas detalhadamente como se cada item programático fosse uma nova iniciativa, isto é, direitos adquiridos sobre despesas anteriormente autorizadas são desprezados. Esta metodologia de orçamentação é conhecida como Orçamento: base-zero.
QUESTÃO CERTA: Rediscutir toda a empresa sempre que se elaborar o orçamento, questionando cada gesto, cada estrutura, buscando verificar sua real necessidade é a proposta do orçamento: base-zero.
QUESTÃO CERTA: A abordagem orçamentária cujas principais características são a análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente, de modo que todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário, denomina-se: orçamento base zero.
QUESTÃO CERTA: O orçamento “base zero” ou “estratégia” constitui um contraponto do orçamento “incremental”, pois, o “base zero” é uma técnica para a elaboração do orçamento, cujas principais características são a revisão crítica dos gastos tradicionais de cada área e a criação de alternativas para facilitar a escala de prioridades a serem levadas para decisão superior.
QUESTÃO CERTA: O orçamento base-zero é utilizado como um método que define objetivos com vistas à otimização do custo-benefício, entretanto a sua adoção prejudica a adequada vinculação do orçamento ao planejamento de longo prazo.
Entendo que o examinador está se referindo a etapa da elaboração, como o OBZ é bem mais demorado e criterioso, ele afeta o planejamento a longo prazo em relação a dinâmica e celeridade (fator temporal), pois se a elaboração terminar fora do prazo estabelecido, isto afetará o ciclo orçamentário e consequentemente a elaboração das outras peças orçamentárias como o PPA por exemplo.
QUESTÃO CERTA: Se uma entidade pública, para a elaboração do orçamento, baseia-se na preparação de pacotes de decisão e, consequentemente, na escolha do nível de objetivo por meio da definição de prioridades, confrontando-se incrementos pela ponderação de custos e benefícios, ela adota o orçamento: base-zero.
PACOTE DE DECISÃO= ORÇAMENTO BASE ZERO
QUESTÃO CERTA: No processo de implementação do orçamento base-zero, os pacotes de decisão, ordenados por critérios previamente fixados pela alta direção da organização, são informados por meio do planejamento estratégico.
Pacotes de decisão são criados para facilitar a análise das alterativas e a tomada de decisão pela autoridade superior. As operações governamentais como unidades ou pacotes de decisão.
QUESTÃO CERTA: Se uma entidade pública, para a elaboração do orçamento, baseia-se na preparação de pacotes de decisão e, consequentemente, na escolha do nível de objetivo por meio da definição de prioridades, confrontando-se incrementos pela ponderação de custos e benefícios, ela adota o orçamento: base zero.
QUESTÃO CERTA: Analise as afirmações abaixo referentes ao Orçamento Base Zero e assinale a alternativa correta.
I. É um processo operacional de planejamento e orçamento que exige de cada administrador a fundamentação da necessidade dos recursos totais solicitados, e em detalhes lhe transfere o ônus da prova, a fim de que ele justifique a despesa.
II. Exige que todas as atividades e operações sejam identificadas e relacionadas em ordem de importância, através de uma análise sistemática.
III. Baseia- se na preparação de “pacotes de decisão” e, consequentemente, na escolha do nível de objetivo através da definição de prioridades, confrontando-se incrementos pela ponderação de custos e benefícios.
Todas as afirmações estão corretas.
QUESTÃO CERTA: “…as ações, ou parte delas, de um programa governamental constituem unidades de decisão cujas necessidades de recursos seriam avaliadas em pacotes de decisão, devidamente analisados e ordenados, fornecendo as bases para as apropriações dos recursos nos orçamentos operacionais”. O fragmento refere-se ao orçamento: base-zero.
QUESTÃO CERTA: desde as primeiras tentativas de se elaborar um orçamento no âmbito governamental até os dias atuais, vários modelos de orçamento foram propostos, tendo em vista contribuir para uma melhor destinação dos recursos públicos. O modelo de orçamento em que as ações de um programa governamental constituem unidades de decisão cujas necessidades de recursos são avaliadas em pacotes de decisão é o orçamento: base zero;
QUESTÃO CERTA: Dentre os diferentes tipos de orçamento público, encontra-se o orçamento chamado de Base Zero, o qual consiste em: Preparação de pacotes de decisão e definição de prioridades, confrontando-se incrementos pela ponderação de custos e benefícios.
QUESTÃO CERTA: As dificuldades de se implementar a técnica de orçamento de base-zero incluem a resistência imposta pela burocracia quando a eficácia de seus programas é avaliada.
O processo do orçamento de base zero concentra a atenção na análise de objetivos e necessidades, o que requer que cada administrador justifique seu orçamento proposto em detalhe e cada quantia a ser gasta, aumentando a participação dos gerentes de todos os níveis no planejamento das atividades e na elaboração dos orçamentos.
Isso faz com que os gerentes de todos os níveis avaliem melhor as prioridades, confrontando-se incrementos pela ponderação de custos e benefícios, a fim de que ocorra uma aplicação eficiente das dotações em suas atividades. Por isso, incluem-se entre as desvantagens a dificuldade, a lentidão e o alto custo da elaboração do orçamento.
QUESTÃO CERTA: O orçamento base-zero facilita o processo de revisão da decisão a respeito da alocação dos recursos públicos, sendo, por essa razão, adequado às situações em que as despesas públicas são limitadas por um teto de gastos.
Certa. Os órgãos governamentais deverão justificar anualmente, na fase de elaboração da sua proposta orçamentária, a totalidade de seus gastos, sem utilizar o ano anterior como valor inicial mínimo. Com um teto de gastos, é razoável admitir que uma técnica como a do orçamento de base zero, a qual tem o poder de extinguir ou redimensionar programas desnecessários, pode ser utilizada para promover o equilíbrio fiscal.
QUESTÃO CERTA: Das opções a seguir, qual melhor define a abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., no século passado, e que tem como principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; e todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário? Orçamento base-zero.
QUESTÃO CERTA: O orçamento que, inicialmente foi concebido em uma organização privada, a Texas Instruments e que na década de 1970 foi levado para o setor governamental americano, é o denominado: por estratégia.
Orçamento por estratégia é a mesma coisa que orçamento base-zero.
QUESTÃO CERTA: O orçamento de base zero é uma técnica utilizada para a confecção do orçamento-programa, consistindo basicamente em uma análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos governamentais e no questionamento acerca das reais necessidades de cada área, não havendo compromisso com qualquer montante inicial de dotação.
QUESTÃO ERRADA: O orçamento base-zero pressupõe um reexame crítico dos dispêndios de cada área governamental após cada ciclo orçamentário, de modo que não haja direitos adquiridos sobre o montante dos gastos do exercício anterior, salvo no caso de despesas de caráter obrigatório.
QUESTÃO CERTA: A espécie de orçamento cuja técnica utilizada para sua confecção consiste em desconsiderar os valores do ano anterior como valor inicial mínimo, e proceder a uma análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos governamentais, e de suas efetivas necessidades, sem qualquer compromisso com montantes iniciais de dotações, denomina-se orçamento: de base zero ou por estratégia.
QUESTÃO CERTA: O orçamento base-zero não tem como foco a apresentação e organização da peça orçamentária, mas sim a avaliação e o auxílio à tomada de decisão.
Orçamento de Base Zero ou Por Estratégias
– Cada administrador deve, anualmente, justificar a despesa
– Não há dotação inicial mínima
– É adequado quando há teto de gastos
– Todas as atividades e operações devem ser classificadas em ordem de importância
– Não tem como foco a apresentação e organização da peça orçamentária
Desvantagens
– Dificuldade
– Lentidão
– Alto custo de elaboração
QUESTÃO ERRADA: O orçamento de base zero tem a grande vantagem de permitir a elaboração de proposta orçamentária por meio de processo mais célere e menos oneroso para os órgãos públicos.
QUESTÃO CERTA: Após a elaboração do orçamento-zero, os gastos devem ser aprovados com base em critério único, previamente definido para todas as atividades ou operações.
No Orçamento Base Zero, uma das suas características é a utilização dos Pacotes de Decisão que são montados com critérios que podem variar de um setor para outro,mas ordenados por critérios previamente fixados pela alta direção da organização. Esses pacotes permitem ao gestor tomar a decisão mais acertada.
QUESTÃO ERRADA: O orçamento base-zero deve ser desenvolvido de forma isolada, com base nas peculiaridades de cada área a ser atendida.
O processo do orçamento de base zero concentra a atenção na análise de objetivos e necessidades, o que requer que cada administrador justifique seu orçamento proposto em detalhe e cada quantia a ser gasta, aumentando a participação dos gerentes de todos os níveis no planejamento das atividades e na elaboração dos orçamentos.
QUESTÃO CERTA: De acordo com o princípio que rege o orçamento base-zero, todas as atividades devem ser justificadas antes de serem tomadas as decisões relativas aos recursos a serem alocadas em cada departamento ou setor.
QUESTÃO ERRADA: A implementação do orçamento base-zero oferece vantagem a organizações sem fins lucrativos e inúmeras desvantagens a organizações com fins lucrativos.
Item errado. O OBZ pode apresentar vantagens e desvantagens para os diferentes tipos de organizações. Deve-se avaliar os prós e os contras para a escolha dessa técnica.
QUESTÃO ERRADA: Identificam-se duas vantagens na implementação do orçamento base-zero: a rapidez de elaboração e a facilidade de execução.
QUESTÃO CERTA: No processo de implementação do orçamento base-zero, os incrementos nos pacotes de decisão somente devem ser aprovados após o responsável pelo pacote, justificar os resultados do aumento dos gastos e enfatizar os benefícios para a organização.
QUESTÃO ERRADA: Na elaboração do orçamento base-zero, é possível alterar a responsabilidade da carga de trabalho, a partir de uma base-zero, prescindindo-se da análise do custo-benefício de todos os projetos, processos e atividades.
Não há como prescindir (dispensar) da análise do custo-benefício de todos os projetos, processos e atividades.