O Que É o Princípio de Pareto? (com exemplos)

0
3964

Última Atualização 31 de dezembro de 2021

QUESTÃO CERTA: O economista Vilfredo Pareto criou um princípio que, originalmente, se aplicava à análise da distribuição de renda e que, posteriormente, foi adaptado à realidade da administração da qualidade, tornando-se uma ferramenta para a escola de gestão. Esse princípio, denominado de princípio de Pareto, pode ser empregado para definir prioridades na correção de problemas e (ou) defeitos, permitindo ao administrador perceber que, em geral, 20% das causas ocasionam 80% dos efeitos.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: O princípio de Pareto parte do pressuposto de que 80% dos problemas decorrem de 20% das causas, o que pode ser utilizado para priorizar a importância que os problemas têm para uma organização.

QUESTÃO CERTA: De acordo com o Princípio de Pareto, que correlaciona à administração da qualidade e é utilizado para definir prioridades na correção de defeitos: 20% das causas significantes geram 80% dos efeitos.

QUESTÃO CERTA: Gráfico de Pareto: ajuda na visualização dos problemas facilitando a tomada de decisão. Apresenta dados quantitativos.

QUESTÃO CERTA: Quanto às fases do processo decisório, assinale a alternativa que apresenta a técnica de análise de solução de problemas que mais se relaciona com a fase de definição e diagnóstico do problema: Princípio de Pareto.

QUESTÃO CERTA: A utilização do princípio de Pareto pode fornecer ao analista organizacional subsídios para o desenvolvimento das atividades mais demandadas pelos cidadãos, as quais são, geralmente, poucas se se consideram todas as atividades desenvolvidas pela organização

QUESTÃO CERTA: O desenvolvimento de ferramentas para a busca da qualidade é uma das grandes contribuições da administração para o desenvolvimento da sociedade. O princípio de Pareto é utilizado para: Definir prioridades na correção de defeitos.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Em organizações, é comum surgirem problemas, e caberá ao administrador solucioná-los. Dessa forma, o tomador de decisões deverá lançar mão de algumas técnicas acessórias ao ciclo do processo decisório, sendo o diagrama de causa e efeito e o princípio de Pareto recursos utilizados na etapa de diagnóstico de problemas.

Para aprender sobre o diagrama de causa e efeito [clique aqui].

QUESTÃO CERTA: O diagrama de Pareto sugere atenção aos elementos críticos do processo, pressupondo que poucas causas são responsáveis pela maior parte dos problemas.

Sim, pois, de acordo com esse princípio, 20% da causas (poucas causas) geram 80% dos problemas / defeitos (maior parte).

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO ERRADA: Uma das ferramentas úteis às etapas de avaliação inseridas na gestão de processos é o diagrama de causa e efeito, que consiste em uma técnica para priorização de problemas baseada na premissa de que 20% das causas geram 80% dos efeitos.

Diagrama de causa e efeito, também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa, é uma técnica frequentemente utilizada para busca de causa-raiz de problemas.

Já o princípio de Pareto (também conhecido como regra do 80/20; lei dos poucos vitais; princípio de escassez do fator) afirma que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.