O Que É Nota de Lançamento? (com exemplos)

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Última Atualização 15 de dezembro de 2020

QUESTÃO CERTA: A nota de lançamento (NL) é utilizada para lançamentos complementares da conciliação da Conta Única do Tesouro Nacional.

QUESTÃO CERTA No Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), constam os registros contábeis e as atividades relacionadas com o processamento da execução orçamentária da União. No âmbito do SIAFI, no momento em que um órgão federal paga a um fornecedor, deve-se registrar, no valor correspondente ao da operação: uma nota de lançamento.

QUESTÃO CERTA: A nota de sistema corresponde aos lançamentos automáticos realizados pelo SIAFI.

Questão correta: 3.8 – NOTA DE LANCAMENTO DE SISTEMA – NS 3.8.1 – Finalidade Permite registrar eventos contábeis de forma automática.

Nota de Sistema => é o documento gerado automaticamente pelo CPR (contas a pagar e a receber) como resultado dos mais diversos documentos lançados. Corresponde no CPR à Nota de Lançamento tradicional. Também é utilizada por órgãos superiores para outras finalidades, como por exemplo para descentralizar os limites de recursos.

QUESTÃO ERRADA: A Conta Única do Tesouro contribui significativamente para o exercício do controle financeiro no âmbito da execução orçamentária. Para maior efetividade desse controle, a movimentação de recursos pela Conta Única é efetuada por meio de dois únicos documentos: a ordem bancária — por meio da qual são realizados todos os pagamentos — e a nota de lançamento — utilizada para registrar a liquidação de receitas e despesas.

Programação Financeira – Conta Única do Tesouro Nacional

A Conta Única do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, acolhe todas as disponibilidades financeiras da União, inclusive fundos, de suas autarquias e fundações. Constitui importante instrumento de controle das finanças públicas, uma vez que permite a racionalização da administração dos recursos financeiros, reduzindo a pressão sobre a caixa do Tesouro, além de agilizar os processos de transferência e descentralização financeira e os pagamentos a terceiros.

OB – Ordem Bancária – utilizada para o pagamento de despesas já liquidadas e outros compromissos eventuais.

A nota de lançamento é o documento que registra fatos tanto de natureza orçamentária quanto extraorçamentária. Ela é utilizada para registro de liquidações de despesa, apropriação de obrigações, fatos administrativos, entre outros. Ele envolve, portanto, todos os atos de verificação e conferência, desde a entrega do material ou a prestação do serviço até o reconhecimento da despesa. Ao fazer a entrega do material ou a prestação do serviço, o credor deverá apresentar a nota fiscal, fatura ou conta correspondente, acompanhada da primeira via da nota de empenho, devendo o funcionário competente atestar o recebimento do material ou a prestação do serviço correspondente, no verso da nota fiscal, fatura ou conta.

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QUESTÃO ERRADA: A nota de liquidação é o documento utilizado pelo Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) do governo federal para registrar a apropriação de receitas e despesas, bem como outros atos e fatos administrativos, incluídos os relativos a entidades supervisionadas, associados a eventos contábeis não vinculados a documentos específicos.

ITEM ERRADO O nome do documento é nota de lançamento. Estes documentos do SIAF, dividem-se em natureza orçamentária e financeira. São eles: nota de lançamento, nota de empenho, nota de programação financeira, guia de salário educação, nota de dotação, nota de movimentação de crédito, ordem bancária, guia de recebimento. A nota de lançamento é utilizada para registro de liquidação de despesa, apropriações de obrigações, fatos administrativos, entre outros. Registra fato de natureza orçamentária e extra orçamentária.

QUESTÃO CERTA: Os registros, no SIAFI, da doação de bens móveis ou do consumo de bens de estoque devem ser realizados mediante nota de lançamento.

Nota de lançamento (NL): documento utilizado para os mais diversos fins, tais como: registro da previsão da receita, apropriação de despesas, assinatura de contratos, ou seja, basicamente é adotado em todos os fatos que não envolvam movimentação financeira. É documento extracaixa e dos mais utilizados rotineiramente. Alguns lançamentos são efetuados de forma automática pelo SIAFI, com uso de uma variante desse documento chamado NS- Nota de lançamento de Sistema.