Última Atualização 15 de dezembro de 2020
QUESTÃO CERTA: O documento do SIAFI utilizado para registrar o comprometimento de despesa, bem como para reforçar ou anular tal compromisso, denomina-se: Nota de Empenho – NE.
NE – Destina-se a registrar os eventos vinculados ao comprometimento do orçamento, bem como aos casos em que se faça necessário o reforço ou anulação de empenho.
QUESTÃO CERTA: A nota de empenho, um dos principais documentos orçamentários do SIAFI, registra o comprometimento de despesa da administração pública. Nela, discriminam-se o nome do credor, a especificação e o valor da despesa.
Nota de empenho: Documento utilizado para registrar as despesas orçamentárias realizadas pela Administração Pública em seu primeiro estágio e que identifica o nome do credor, a especificação, a importância da despesa e a célula orçamentária, deduzindo o saldo da dotação aprovada.
Lembrando que:
Nota de empenho = estágio denominado empenho.
Ordem bancária = estágio denominado pagamento.
Nota de lançamento/sistema = estágio denominado liquidação.