O Que É Modelo da Tríplice Hélice?

0
124

Última Atualização 23 de janeiro de 2022

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: O modelo denominado tríplice hélice trata dos seguintes agentes de empreendedorismo inovador: universidade, indústria e governo.

A questão tratou do tema “Empreendedorismo”.

Os autores Etzkowitz e Zhou (2017), em seu artigo sobre a referida hélice tríplice (Triple Helix), afirmam que:

“A Hélice Tríplice identifica as pessoas e as relações, o arranjo institucional e os mecanismos dinâmicos que são Fundamentais para a inovação e o empreendedorismo. A Hélice Tríplice afirma que a estrutura teórica da inovação originou-se na indústria, é fortalecida pela inclusão do papel do governo, que a leva um passo adiante, e conecta inovação e empreendedorismo à universidade como fonte fundamental do novo. Uma esfera institucional que em gerações passadas teria sido vista apenas como uma contribuinte indireta para o crescimento econômico, a universidade hoje desempenha um papel direto na inovação e no empreendedorismo. Academia, indústria e governo interagem para criar recursos de inovação por meio de organizações híbridas existentes ou recém-criadas.”

Portanto, conclui-se que a hélice tríplice é constituída por:

…………………………………………UNIVERSIDADE + INDÚSTRIA + GOVERNO

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO CERTA: Consoante a tríplice hélice, o processo de inovação das empresas depende de ações do governo e das universidades, os quais possuem papéis distintos, recíprocos e complementares nesse processo.

A abordagem da Hélice Tríplice, desenvolvida por Henry Etzkowitz e Loet Leydesdorff, é baseada na perspectiva da Universidade como indutora das relações com as Empresas (setor produtivo de bens e serviços) e o Governo (setor regulador e fomentador da atividade econômica), visando à produção de novos conhecimentos, a inovação tecnológica e ao desenvolvimento econômico. A inovação é compreendida como resultante de um processo complexo e dinâmico de experiências nas relações entre ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento nas universidades, nas empresas e nos governos, em uma espiral de “transições sem fim”.

 Fonte: http://www.triple-helix.uff.br/sobre.html.

CEBRASPE (2011):

QUESTÃO CERTA: O modelo da tríplice hélice reconhece a existência de diferentes agentes, com papéis distintos, relacionados à inovação.

CEBRASPE (2011):

QUESTÃO CERTA: Segundo o modelo da tríplice hélice, o papel do governo é de interventor e (ou) prestador de serviços e de criador de marco legal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui