A logística é a “ciência de se fazer chegar o material certo, na quantidade certa, no lugar certo, no tempo certo, nas condições estabelecidas e ao mínimo custo”.
FUMARC (2017):
QUESTÃO CERTA: Logística é o processo de planejamento, implantação do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, de serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.
IDECAN (2016):
QUESTÃO CERTA: A logística pode ser conceituada como o processo de planejamento do fluxo de materiais e/ou serviços, objetivando a entrega dos mesmos para satisfação das necessidades na qualidade desejada e no tempo certo, otimizando recursos e aumentando a qualidade dos bens e/ou serviços.
IDECAN (2016):
QUESTÃO CERTA: A logística é uma importante ferramenta empresarial na medida em que busca prover, de forma eficiente, a lucratividade nos serviços de distribuição ao cliente, no fluxo de materiais dentro da empresa, no planejamento de compra, passando pelo controle e organização de estoques de matérias-primas e produtos acabados, no planejamento de controle da produção e no controle de transporte de embalagens.
IDECAN (2016):
QUESTÃO CERTA: A logística empresarial é responsável por planejar desde a compra da matéria-prima, o armazenamento, a escolha das embalagens e a forma como o produto e/ou serviço chegará até o cliente. A organização e integração dos setores da empresa é algo fundamental e de responsabilidade de um profissional da área de logística. Entretanto, nada pode ser feito se o governo não assumir sua responsabilidade com a infraestrutura viária, que é o suporte para o trabalho da logística.
FAPSESE (2018):
QUESTÃO CERTA: A Logística empresarial associa o estudo e a administração dos fluxos de bens e serviços e da informação associada que os põe em movimento, ou seja, pode-se afirmar que a missão da Logística é: Colocar as mercadorias ou os serviços certos no lugar e no instante correto, na condição desejada, ao menor custo possível.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: Logística é a parte dos processos da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o efetivo fluxo e estocagem de bens, serviços e informações correlatas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.
UECE-CEV (2016):
QUESTÃO CERTA: A logística apresentou uma evolução continuada, sendo hoje considerada um dos elementos chave na estratégia competitiva das empresas. Em relação à logística, pode-se afirmar corretamente que: a partir da evolução da logística empresarial, observou-se a agregação de quatro tipos de valores à cadeia produtiva, sendo eles: valor de lugar, de tempo, de qualidade e de informação.