Última Atualização 22 de fevereiro de 2022
CEBRASPE (2022):
QUESTÃO ERRADA: Segundo a norma ISO 9000:2000, na avaliação dos sistemas de gestão da qualidade, os processos são verificados quanto à sua eficiência ao alcançarem os resultados requeridos.
Na verdade, eficácia.
QUESTÃO ERRADA: A certificação ISO 9000:2000 tem validade indeterminada, mas garante apenas a qualidade do processo analisado, não alcançando a qualidade do produto oriundo desse processo.
O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. O certificado vale por 3 anos, porém, as normas são revisadas a cada 5 anos. E é aí que a banca pega os incautos.
Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos.
QUESTÃO CERTA: A organização que busca a certificação ISO 9000:2000 evita adotar visão departamentalizada de gestão.
Como a ISO 9000:2000 é baseada na gestão de processos, a visão não deve ser departamentalizada (estanque) da organização, mas sim uma visão sistêmica, baseada nos processos!
“Segundo as normas ISO 9000 “processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas).” Fonte: Augustinho Vicente Paludo – Gestão pública.
QUESTÃO CERTA: A ISO 9000 não se baseia em requerimentos e sim em princípios, como, por exemplo, foco no cliente e abordagem de processo.
As normas de qualidade ISO 9000 pressupõem uma organização que realiza a gestão de seus processos com foco no cliente, sendo essa uma leitura dos oito princípios de gestão da qualidade que sustentam a referida norma:
Princípios de gestão da qualidade da iso 9000:2000
1. Organização focada no cliente
2. Liderança
3. Envolvimento das pessoas
4. Abordagem por processos
5. Abordagem sistêmica para gerenciamento
6. Melhoria contínua
7. Tomada de decisões baseada em fatos (abordagem factual)
8. Relacionamento com fornecedor mutuamente benéfico.
QUESTÃO ERRADA: A certificação ISO 9000 fornece orientações específicas para a melhoria do desempenho.
Na verdade, as orientações da ISO 9000 é para melhorar a QUALIDADE e não o desempenho como mencionou a assertiva.
A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
Por outro lado, a ISO 9001, agrupou seus requisitos em quatro grandes grupos:
—> Responsabilidade da direção;
—> Gerenciamento de recursos;
—> Realização do produto;
—> Medição, análise e melhoria, e MELHORIA CONTÍNUA DE DESEMPENHO.
QUESTÃO CERTA: A série 9000 de normas ISO (International Organization for Standardization) contém recomendações detalhadas para o estabelecimento de sistemas de qualidade. O modelo de sistemas para garantia de qualidade em produção e instalações é o assunto da norma: ISO 9002.
ISO 9001 – Sistemas da Qualidade — Modelo para Garantia da Qualidade em Projeto
ISO 9002 – CERTIFICADO DE PRODUÇÃO E INSTALAÇÃO
ISO 9003 – MODELO PARA GARANTIA DA QUALIDADE EM INSPEÇÃO E ENSAIOS FINAIS
ISO9004 – GESTÃO DE QUALIDADE E ELEMENTOS DO SISTEMA DE QUALIDADE – DIRETRIZES
ISO 9005 – NORMAS DE QUALIDADE DE SERVIÇO PÚBLICO
QUESTÃO CERTA: A adoção de um programa de gestão da qualidade e a obtenção de uma certificação ISO 9000 são fatores que motivam as iniciativas de gerenciamento de processos de negócio.
QUESTÃO ERRADA: A certificação de determinado processo, consoante a norma ISO 9000:2000, confere a uma empresa grande credibilidade junto à sociedade, visto que, além de assegurar padrões, a norma valida a qualidade do aludido processo.
A ISO 9000 garante apenas que a empresa siga determinados padrões de gerenciamento de seus processos dentro das normas estabelecidas. Apesar disso, isso não quer dizer que a qualidade do processo está validada, pois os requisitos específicos de um processo em uma organização podem não gerar qualidade do produto final.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: Entre os diversos modelos de certificação dos sistemas de qualidade, o que mais se destaca é o que contém as normas da ISO 9000:2000, cujos requisitos são fundamentais para a obtenção da qualidade dos processos empresariais. Na série ISO 9000, a norma ISO mais compacta, que necessita da aprovação em apenas 12 testes de qualidade, na qual os produtos comercializados serão analisados apenas em relação à qualidade na venda aos clientes e no pós-venda, é a: 9003.