Última Atualização 27 de janeiro de 2022
QUESTÃO CERTA: As características definidoras da identidade organizacional e dos comportamentos esperados das pessoas que atuam na organização são evidenciadas por meio: das normas, valores e costumes, que balizam a forma como a organização opera sua estrutura e age no mercado, representando sua dimensão cultural.
QUESTÃO CERTA: O papel do indivíduo no grupo diz respeito a padrões de comportamento de uma pessoa esperados pelo grupo.
QUESTÃO CERTA: A identidade institucional consiste no resultado do balanço entre percepções positivas e negativas que a empresa transmite a determinado público.
QUESTÃO CERTA: A identidade organizacional compreende o processo, a atividade e o acontecimento por meio dos quais a organização se torna específica na mente dos respectivos integrantes.
QUESTÃO CERTA: Alguns autores, como Gaudêncio Torquato, destacam no contexto da comunicação organizacional, os conceitos de imagem e identidade organizacional. Nesse sentido, é correto afirmar que a: identidade corresponde à personalidade da organização.
QUESTÃO CERTA: A identidade corporativa de uma organização é constituída por três atributos fundamentais. São eles: sua história, seu projeto empresarial e sua cultura corporativa.
A Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial e diferenciada. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência.
QUESTÃO ERRADA: Razão social, data de fundação e ramo de atuação são dados que fornecem identificação física, mas não constituem a identidade organizacional.
Na realidade todos esses fatores elencados na questão constituem, sim, fatores ligados a identidade da organização, ou seja, quem ela é. É muito comum as bancas misturarem conceitos de identidade e imagem da organização, em poucas palavras, a identidade é algo único, inerente à própria pessoa física ou jurídica, de cunho factual, objetivo, quem ela é independente de quaisquer outros fatores, comparativos ou não; já a imagem da empresa é o que as pessoas e outras organizações veem, uma percepção externa, subjetiva, sujeit a a preconceitos. Se a questão falasse em identidade estaria correta, mas como misturou com imagem, encontra-se aí o seu erro.
QUESTÃO CERTA: Ao definirem cultura organizacional, variados autores destacam que um dos seus grandes benefícios é o de proporcionar identidade organizacional aos funcionários. Isso quer dizer que a cultura organizacional: proporciona uma visão definidora daquilo que a organização representa.
QUESTÃO CERTA: Sabendo-se que o núcleo da identidade organizacional se apoia em pilares, é correto afirmar que o pilar mais vulnerável às transformações do ambiente é aquele relativo: aos padrões de comportamento.
Núcleo da identidade organizacional: CULTURA/IDENTIDADE
* CULTURA sintetizada em:
– Hábitos (padrões de comportamento)
– Crenças
– Valores
* IDENTIDADE formalizada em:
– Essência
– Valores
– Missão
– Visão
QUESTÃO CERTA: Kotler (1998) faz distinção entre identidade e imagem organizacional. Enquanto a primeira compreende as formas adotadas por uma empresa para identificar-se ou posicionar seu produto, a segunda é o que o público percebe. Nesse sentido, é preciso considerar que: nem sempre existe coerência entre o que a organização quer projetar e o que o usuário percebe.
QUESTÃO CERTA: Imagem é um instrumento estratégico, sendo um dos objetivos a comunicação de valores, a fim de fixar na memória dos públicos, percepções positivas e duradouras sobre a organização.
QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional é representada por um conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento, constituindo o núcleo de identidade de uma organização.
QUESTÃO ERRADA: Imagem organizacional é o mesmo que identidade corporativa.