Caderno de Prova

O Que É Grau de Alavancagem Operacional?

QUESTÃO CERTA: Os dados a seguir são relativos a uma empresa que fabrica carros elétricos.

• preço de venda: R$ 50.000/unidade

• custos e despesas variáveis: R$ 40.000/unidade

• custos e despesas fixas: R$ 1.000.000 por período A empresa operou, no período X1, com um volume de vendas de 120 unidades e, no período X2, com 150 unidades.

Considerando-se o aumento do volume de vendas de 120 unidades para 150 unidades na empresa referida no texto 2A4-I, é correto afirmar que, nas condições apresentadas, a alavancagem operacional é: de cinco a oito vezes.

Grau de alavancagem operacional representa o quanto um aumento na produção da empresa gera de impacto no crescimento dos lucros dela, ao se comparar diferentes períodos.

É medido pela fórmula: variação % do lucro da empresa / % da quantidade vendida. No caso desta questão você precisa descobrir esses dois elementos. Como?

VARIAÇÃO % DO LUCRO DA EMPRESA:

Primeiro, devemos descobrir o lucro dela em cada período.

Em x1 foi:

R$ 50.000,00 x 120 unidades = R$ 6.000.000,00 de receita total de vendas.

R$ 40.000,00 x 120 unidades = R$ 4.800.000,00 de custos e despesas variáveis totais

R$ 1.000.000,00 de despesas fixas e custos fixos no período.

No balanço:

(+) Receita de Vendas x1 6.000.000,00

(-) Custos e Despesas Variáveis x1 4.800.000,00

(=) Margem de Contribuição x1 1.200.000,00

(-) Custos e Despesas Fixas x1 1.000.000,00

(=) Lucro Bruto 200.000

Em x2 foi:

R$ 50.000,00 x 150 unidades = R$ 7.500.000,00 de receita total de vendas.

R$ 40.000,00 x 150 unidades = R$ 6.000.000,00 de custos e despesas variáveis totais

R$ 1.000.000,00 de despesas fixas e custos fixos no período.

No balanço:

(+) Receita de Vendas x2 7.500.000,00

(-) Custos e Despesas Variáveis x2 6.000.000,00

(=) Margem de Contribuição x2 1.500.000,00

(-) Custos e Despesas Fixas x2 1.000.000,00

(=) Lucro Bruto 500.000

Segundo, calculamos a variação % do lucro (Dica: para não confundir, variação percentual é vfinal-vinicial / vinicial)

500 – 200 / 200 = 1,5, que multiplicado por 100% = 150%

Agora, a VARIAÇÃO DA QUANTIDADE VENDIDA

Seguindo a dica anterior: 150-120 / 120 = 0,25, que multiplicado por 100% = 25%

Por fim, GAO = variação % do lucro da empresa / % da quantidade vendida

GAO = 150%/25% = 6

Dica para hora da prova: óbvio que não se deve perder tempo fazendo esse tanto de contas com vários zeros, balanços e os caralhos a quatro.

Simplesmente, subtraia preço de venda unitário, pelo custo variável unitário e isso te dá a margem de contribuição unitária, de 10.000 por período (50.000-40.000).

Multiplique a MC (u) pela quantidade vendida de cada período (120 e 150), dá 1.200.000 e 1.500.000;

Depois dos resultados, subtraia o custo fixo de cada um deles e você tem o lucro de cada período (1.200.000 – 1.000.000 e 1.500.000 – 1.000.000).

Calcule as variações percentuais dividindo os valores de x2 pelos valores de x1: 500/200, que dá 2,5 (varia 1,5, pois se em x1 você tinha 1 e em x2 passou a ter 2,5, significa que esse valor aumentou em 1,5) e 1,25 (varia 0,25, pois se em x1 você tinha 1 e em x2 passou a ter 1,25, significa que esse valor aumentou em 0,25).

Usa a fórmula do GAO e pronto (1,5/0,25 = 150/25 = 6).

QUESTÃO CERTA: Considere que uma empresa tenha obtido receita de vendas de R$ 200 mil ao vender 10 mil unidades de seu único produto, obtendo lucro operacional líquido de R$ 40 mil, antes de dedução do IR. Consid ere, ainda, que a empresa possua custos e despesas fixas de R$ 80 mil. Com base nessas informações, julgue o próximo item. O grau de alavancagem operacional da empresa, na situação apresentada, é igual a 3 vezes.

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GAO = REC VENDAS – CUSTOS VAR – DESP VAR   /   REC VENDAS – CUSTOS VAR – DESP VAR – CUST FIXO – DESP FIXA

200-80 / 200 – 80 – 80

120/40 = 3

QUESTÃO CERTA: Uma empresa vendeu 50.000 unidades de determinado produto, obtendo uma receita total de venda de R$ 2 milhões. Seus custos variáveis somaram R$ 1,2 milhão e suas despesas fixas totalizam R$ 650 mil. Considerando que essas informações sejam as únicas relevantes para a realização da análise de custo, volume e lucro da empresa, julgue o item que se segue. Um aumento na quantidade vendida, mantidos constantes o preço de venda unitário e os custos fixos e variáveis, implicará redução no grau de alavancagem operacional.

O GAO segundo Padoveze (2003) é definida como a possibilidade de acréscimo do lucro total, pelo aumento da quantidade produzida e vendida, buscando a maximização do uso dos custos e das despesas fixas. Ela é dependente da margem de contribuição. O GAO (Grau de alavancagem operacional) é a medida dos efeitos provocados nos lucros pelas alterações ocorridas nas vendas e pode ser calculado da seguinte forma:

GAO = Variação percentual do lucro operacional / Variação percentual da receita

No enunciado, houve apenas alteração da receita, ou seja, alterou apenas a VARIAÇÃO PERCENTUAL DA RECEITA

EX: Antes de aumentar a receita eu tinha a seguinte situação:

GAO = 15% / 5% = 3 depois que a variação da minha receita aumentou para 6% ficou 15% / 6 = 2,5

OU SEJA, O MEU GAO VARIOU DE 3 PARA 2,5.

QUESTÃO CERTA: Uma empresa vendeu 50.000 unidades de determinado produto, obtendo uma receita total de venda de R$ 2 milhões. Seus custos variáveis somaram R$ 1,2 milhão e suas despesas fixas totalizam R$ 650 mil. Considerando que essas informações sejam as únicas relevantes para a realização da análise de custo, volume e lucro da empresa, julgue o item que se segue. Para atingir uma meta de lucro de 10%, mantidos constantes o preço de venda unitário e os custos fixos e variáveis atuais, a empresa deverá vender pelo menos 55.000 unidades do referido produto.

Sabe-se que o Grau de Alavancagem Operacional (GAO) é dado por:

GAO = ΔL / ΔV; ou

GAO = MCT / LL

Onde ΔL é a variação do lucro, ΔV a variação nas vendas, MCT a Margem de Contribuição Total e LL o lucro líquido.

A MCT é dada pela diferença entre a receita total (RT) e os custos / despesas variáveis (CDV), logo:

MCT = RT – CDV = R$ 2.000.000,00 – R$ 1.200.000,00 = R$ 800.000,00

Já o lucro (LL) é a receita total (RT) menos custos / despesas variáveis (CDV) e custos / despesas fixas (CDF):

LL = RT – CDV – CDF = R$ 2.000.000,00 – R$ 1.200.000,00 – R$ 650.000,00 = R$ 150.000,00

Assim, chega-se ao valor do GAO:

GAO = MCT / LL = R$ 800.000,00 / R$ 150.000,00 = 5,33

Com isso, é possível mensurar a variação na venda para uma variação no lucro de 10%:

GAO = ΔL / ΔV => 5,33 = 10% / ΔV => ΔV = 1,875%

Aplicando a variação das vendas às vendas iniciais (50.000 unidades), chegaremos ao valor de 50.937,5 unidades, e não 55.000 unidades, logo gabarito ERRADO.

Para confirmar a tese, é calculado o lucro líquido final para 50.937,5 unidades, onde o preço unitário corresponde a R$ 40,00 (R$ 2.000.000,00 / 50.000) e o custo variável unitário corresponde a R$ 24,00 (R$ 1.200.000,00 / 50.000):

LL = RT – CDV – CDF = 50.937,5 x R$ 40,00 – 50.937,5 x R$ 24,00 – R$ 650,00 = R$ 165.000,00 (10% a mais que R$ 150.000,00)

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