O Que É Gestão do Conhecimento?

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Última Atualização 20 de janeiro de 2022

QUESTÃO CERTA: As organizações atuais têm direcionado suas estratégias para desenvolver a gestão do conhecimento, que é a prática de sistematizar o conjunto de tecnologias, conceitos e processos relacionados a um determinado campo do saber e promover a aplicação e a transferência desse conhecimento para gerar resultados para as instituições. 

QUESTÃO CERTA: Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica “um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa”: Gestão do Conhecimento.

Gestão do Conhecimento é um processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização.

Um dos objetivos da Gestão de Pessoas é desenvolver a gestão do conhecimento que consiste em: habilidades, competências e tecnologias aplicadas de forma integrada para concretizar a missão e visão.

Segundo Drucker (1990), gestão do conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação às outras para gerar lucro e garantir sua sobrevivência e expansão no mercado.

A Gestão do Conhecimento (GC) trata da identificação do que se sabe ou do que se deve saber dentro da organização. Significa criar, capturar, arquivar, organizar, sistematizar, disseminar e aplicar o conhecimento, informação e expertise entre os colaboradores com interesses e necessidades similares para criar inovação e gerar retorno. Em resumo, a GC está vinculada à decisão sobre qual é o conhecimento crítico que importa realmente à organização e que serve aos seus propósitos e proporciona resultados.

A maior parte dos sistemas de GC é facilitada pelas tecnologias da internet. Apesar da base tecnológica (hardware e software), a Gestão do Conhecimento é muito mais sobre pessoas, relações de trabalho e comunicação. Na verdade, é uma filosofia administrativa que combina boas práticas em GC proposital com uma cultura de aprendizagem organizacional no sentido de melhorar o desempenho dos negócios.

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O conceito de gestão do conhecimento é a prática de agregar valor à informação e de distribuí-la, sendo um conjunto de processos que visa colaborar para a criação, captura e compartilhamento do conhecimento tácito e implícito entre as pessoas de uma organização, tendo como objetivo a criação de ferramentas que auxiliem na disseminação destes conhecimentos dentro desta organização. Desta forma, todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

QUESTÃO CERTA: O conhecimento organizacional e a gestão do conhecimento representam duas vertentes teóricas em que os estudos descritivos e prescritivos caracterizam o campo da pesquisa no tema.

CEBRASPE (2007):

QUESTÃO ERRADA: A moderna gestão do conhecimento busca a concentração das informações no nível da gerência da organização, divulgando-as apenas de modo confidencial e restrito.

A modernidade tenta trazer os conhecimentos da forma mais difusa possível desde o nível estratégico até o operacional. Claro, sempre em uma organização vai existir documentos sigilosos, mas é a exceção.