O Que É Downsizing? (com exemplos)

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Última Atualização 13 de janeiro de 2021

O Que Significa Downsizing? Você sabe? Conhece a tradução de downsize? Nessa nova dica do Caderno de Prova, vamos conferir tudo sobre essa palavra muito utilizada no campo de estudos da Administração.

Para início de conversa, vejamos a definição de downsizing proposta pela Quadrix (2018):

QUESTÃO CERTA: O downsizing, como decorrência do programa de qualidade total, promove a redução de níveis hierárquicos para reduzir as operações ao essencial (core business) do negócio.

Um dos princípios da gestão de qualidade total (total quality management – TQM) é buscar a redução de custos (esse é o fim e não o meio de que se vale). O meio é o downsizing, quando promover redução dos seus quadros, refletindo, ao término, em operação mais enxuta voltada ao negócio principal da organização.

Uma questão da QUADRIX de 2018:

QUESTÃO CERTA: Na qualidade total, a redução dos níveis hierárquicos da organização e a filosofia de proporcionar aos funcionários as habilidades e a autoridade para tomar decisões, que tradicionalmente eram dadas aos gerentes, denominam‐se, respectivamente: downsizing e empowerment.

Correto. O empowerment é um dos princípios da gestão de qualidade total – como vimos [nessa outra dica, clique aqui]. Grosso modo, se trata da delegação promovida junto a colaboradores para que todos fiquem responsáveis, dentre outras coisas, pela busca frenética da qualidade na organização. O downsizing é um meio (e não princípio) que pretende achatar os níveis hierárquicos, o que, muitas vezes, implica na demissão de pessoas (foco em quadros enxutos).

Outra questão da Quadrix (2018):

QUESTÃO CERTA: Uma das técnicas aplicadas ao gerenciamento da qualidade total é a do enxugamento (downsizing), que promove redução de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional para reduzir as operações ao essencial (core business) do negócio.

Correto, esta questão está em sintonia perfeita ao que foi dito acima.

Outra da CEBRASPE:

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta o termo que designa a redução do número de níveis hierárquicos em uma organização: downsizing.

Uma questão da ESAF:

QUESTÃO CERTA: O downsizing, como uma das técnicas da Administração contemporânea, visa ao seguinte objetivo: promoção das sinergias dentro da empresa.

A reengenharia é uma ferramenta de melhoria drástica dos processos da organização. A reengenharia foi aplicada na prática em muitas empresas na década de 80 e gerou uma redução drástica de empregados e divisões, que foi chamado de Downsizing. O Downsizing é o “achatamento”, uma diminuição do tamanho da organização.  É uma técnica conhecida em todo o mundo e que visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível. Sua atuação é focada na área de recursos humanos (RH) da empresa.

Fonte: http://www.sobreadministracao.com/downsizing-o-que-e-e-como-funciona/

Core business é um termo inglês que significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado.

Uma questão da Quadrix de 2018:

QUESTÃO ERRADA: A implantação do downsizing em uma organização tem o inconveniente de promover um aumento no tempo de ciclo de produção.

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Uma questão de 2014 da CEBRASPE:

QUESTÃO ERRADA: O downsizing é a abordagem mais indicada quando se pretende diminuir a resistência a melhorias realizadas na organização.

Segundo Chiavenato (2009, p. 277)

Enxugamento (downsizing)

A qualidade total representa uma revolução na gestão da entidade, porque os antigos Departamentos de Controle de Qualidade (DCQ) e os sistemas formais de controle é que detinham e centralizavam totalmente essa responsabilidade. A qualidade total provocou o enxugamento (downsizing) dos DCQs e sua descentralização para o nível operacional. O downsizing promove redução de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional para reduzir as operações ao essencial (core business) do negócio e transferir o acidental para terceiros que saibam fazê-lo melhor e mais barato (terceirização). O enxugamento substitui a antiga cultura baseada na desconfiança – que alimentava um contingente excessivo de comandos e de controles – para uma nova cultura que incentiva a iniciativa das pessoas. O policiamento externo é substituído pelo comprometimento e autonomia das pessoas, além do investimento em treinamento para melhorar a produtividade.

Outra da CEBRASPE de 2013:

QUESTÃO ERRADA: Nas organizações atuais, achatadas, competitivas e voltadas para o downsizing, os funcionários altamente comprometidos apresentam dificuldade de adaptação, principalmente porque a amplitude de controle é maior.

Pense em um guarda-chuva. Quanto mais gente estiver nele, mais aberto ele fica (uma pessoa do ladinho da outra – espremidas) – e observamos um crescimento na horizontal. Números de pessoas na horizontal é chamado, tecnicamente, na administração, de amplitude de controle. Um chefe no topo pode ter vários subordinados (que estão no mesmo patamar entre eles) abaixo do boss (o que implica em amplitude de controle relevante para o patrão). Porém, não apenas olhamos para as pessoas em um único nível (horizontalmente). Olhamos para a hierarquia que há entre elas: chefasso, chefão, chefe e chefinho. Isto ocorre na vertical. Quando falamos de downsizing, nos referimos a eliminação de níveis na vertical (e não na quantidade de pessoas que estão em um mesmo nível – subordinados do guarda-chuva). Logo, downsizing tem a ver com a extinção de hierarquia (na vertical) e não está relacionada à amplitude (horizontal) – como colocado na questão.