QUESTÃO ERRADA:
Considerando o gráfico Resultado primário do setor público, em que são apresentados os resultados primários do setor público a partir de 2002, e os conceitos de contabilidade fiscal, julgue o item subsequente.
A piora nos resultados primários em 2012 e 2013 impactou o resultado fiscal e levou ao déficit primário de 2014, decorrente, entre outros aspectos, do resultado da dívida pública acumulada no passado.
O déficit no resultado primário em nada tem a ver com o resultado da dívida pública acumulada, uma vez que o resultado primário significa, tão somente, a diferença entre as receitas e despesas do Governo em um dado período. Com isso, o que sobra, ou seja, a economia gerada entre receitas e despesas constitui o resultado primário, que pode ser positivo ou negativo, dependendo da política fiscal do Governo, expansionista ou restritiva.
O resultado primário não leva em conta os juros da dívida. Dessa forma, o déficit primário de 2014 não é decorrente do resultado da dívida pública acumulada no passado.