Última Atualização 9 de fevereiro de 2022
É exemplo de decisão estratégica:
- Definição dos produtos e serviços a serem oferecidos pela organização;
- Definição de negócio e missão;
- Escolhas de Mercado em que atuar.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Considere que o CEO de um hospital na cidade de Fortaleza é responsável por tomar decisões de longo prazo, envolvendo distintas áreas da organização, que se relacionam com aspectos do ambiente externo, como, por exemplo, concorrentes diretos no setor. É correto afirmar que o CEO deve tomar decisões: estratégicas.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO CERTA: O estudo da concorrência, a análise de estudos globalizados e o uso expansivo da tecnologia da informação são medidas que fazem parte do processo decisório.
CESGRANRIO (2013):
QUESTÃO CERTA: As decisões empresariais relacionam-se com a escolha de uma alternativa de ação dentre aquelas que forem selecionadas como viáveis, em decorrência da disponibilidade de seus recursos operacionais, humanos e financeiros. Em decorrência, os gestores empresariais têm que adotar, em termos gerais, um dos seguintes tipos de decisão: estratégica, administrativa ou operacional. Nesse contexto, caracteriza-se como uma decisão estratégica, direcionada para a solução de diversos problemas, a de: escolher o composto de produtos e mercado para sua colocação.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO ERRADA: A estrutura organizacional que depende da ênfase nas decisões operacionais é construída quando a organização busca enfrentar mudanças ambientais emergentes.
O erro está em afirmar que a ênfase ocorre nas decisões operacionais, quando na verdade ocorre no plano estratégico da organização
Banca própria UFPR (2021):
QUESTÃO CERTA: Os papéis do administrador que assume os níveis institucionais ou a alta administração equivalem à tomada de decisão estratégica que orienta o futuro do negócio, define missão, visão e objetivos, metas e estratégias fundamentais do negócio.
CEBRASPE (2007):
QUESTÃO CERTA: As decisões estabelecidas no nível operacional são eminentemente de dimensão técnica, enquanto, no nível estratégico, elas são de cunho político-social.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: Após realizar excelente trabalho como supervisor em uma montadora de automóveis, Júlio é promovido a diretor comercial, assumindo a responsabilidade pela direção de toda a divisão comercial da montadora. Com essa recente promoção, Júlio passa a fazer parte do nível organizacional: estratégico.