Última Atualização 11 de julho de 2023
Você já se perguntou o que é o custeio por absorção integral? Saiba que “no custeio por absorção integral integral, ou total, a totalidade dos custos (fixos e variáveis) é distribuída aos produtos. Esse sistema relaciona-se principalmente com a avaliação de estoques, ou seja, com o uso da contabilidade de custos como apêndice da contabilidade financeira, a qual se presta para gerar informações para usuários externos à empresa. Assim, podemos simplificadamente identificar esse princípio com o atendimento das exigências da contabilidade financeira para a avaliação de estoques. Muitas vezes, entretanto, suas informações são, também, utilizadas com fins gerenciais” (BOSNIA, pág. 35,2019).
VUNESP (2018):
QUESTÃO CERTA: De acordo com a matéria Contabilidade de Custos, há diversos métodos de custeio industrial. Dentre eles: Custeio por Absorção, Custeio Direto, Custeio Padrão, e Custeio baseado em Atividades (ABC). O Custeio por Absorção é um método derivado da aplicação dos princípios contábeis e consiste: na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados da companhia, mas só os de produção.
O custeio por absorção é também chamado custeio integral. Isso porque ele considera como custo do produto todos os custos com a fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.
FGV (2017)
QUESTÃO CERTA: Tanto na administração pública quanto na privada, o controle de custos é necessário para uma adequada gestão dos recursos organizacionais. Porém existem diferentes métodos para se atribuir custo a um produto ou serviço. O método em que se apropriam todos os custos de produção (fixos ou variáveis, diretos ou indiretos), e tão somente os custos de produção, aos produtos e serviços, é o custeio: por absorção;
O custeio por absorção considera como custo do produto todos os custos com a fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO CERTA: O custeio por absorção está apoiado no regime de competência: só se registram em contas de resultado os custos fixos e os variáveis dos produtos e das mercadorias que tenham sido efetivamente vendidos.
O Custeio por Absorção é o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos. É por aplicar o princípio da competência que ele é o método aceito pela nossa legislação.
FGV (2016):
QUESTÃO CERTA: Em relação ao método de custeio por absorção, muito difundido e empregado no Brasil, assinale a afirmativa correta: Nesse método, são considerados os custos diretos e os indiretos, estes determinados por meio de rateio.
VUNESP (2019):
QUESTÃO CERTA: Comparativamente ao custeio variável, o custeio por absorção está mais de acordo com os pressupostos da: legislação fiscal e dos Princípios Contábeis.
Principais características do Custeio por Absorção:
-Atende aos princípios de contabilidade.
– Apropria todos os custos incorridos, sejam fixos, variáveis, diretos ou indiretos, aos produtos fabricados.
Enquanto o método de custeio variável ou direto:
–Não atende aos princípios de contabilidade
-Custos variáveis vão para o produto, custos fixos vão para despesa.
Fonte: material do estratégia concursos.