O Que É Curva S? (com exemplos)

0
1142

Última Atualização 17 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: A curva S é amplamente utilizada no planejamento de projetos e, entre outras características, permite visualizar o ritmo de andamento previsto para a implementação do projeto.

QUESTÃO CERTA: A curva tem este formato característico porque os: gastos de um projeto se concentram na fase de execução, quando a alocação de recursos (humanos e outros) tende a ser máxima.

QUESTÃO CERTA: Em termos práticos, a adoção da denominada Curva S propicia:

I. Identificação dos desvios de um projeto, sejam eles de custo ou de prazo.

II. Gerenciamento dos processos de trabalho, utilizando o fluxograma.

III. Análise do progresso de tarefas, através de sistema informatizado denominado CRP.

Está correto o que se afirma APENAS em: I.

Curva S: Eficiente instrumento gerencial de acompanhamento de projetos. Por sua concepção é possível identificar claramente os desvios entre o planejado e o realizado, de forma instantânea.

Os pontos fortes de uma curva S são:

· Identificar os desvios de um projeto, sejam eles de custo ou prazo;

· Eficiência na visualização de tendências como atrasos e adiantamentos de custo e prazo;

· Melhorar a tomada de decisão por parte dos escritórios de projetos e executivos;

Advertisement

· Possibilidade de realizar contenção para agir de forma mais eficaz no projeto;

· Acompanhamento durante toda a execução do projeto.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: O processo de difusão tradicional de uma inovação é descrito graficamente por uma: curva em forma de S.

O esforço de inovação se justifica pela necessidade de gerar, a priori, soluções que serão, a posteriori, validadas no mercado. Uma vez no mercado, e reconhecidas como soluções de valor, o resultado dos esforços de inovação irão tomar corpo e percorrer uma determinada trajetória. Este processo de validação no mercado permite que se identifique o ciclo de vida da solução, representado pela “curva-S”.

Fonte: Inovação, Curva-S e as Ações da Firma: impressões e avanços a partir do setor de videogames no Japão da ANPAD.