O Que É Controle Estatístico de Qualidade? (CEQ)

0
506

Última Atualização 31 de dezembro de 2021

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: O controle estatístico de qualidade (CEQ) é uma ferramenta de gestão da qualidade destinada a identificar desvios, erros e discrepâncias no processo produtivo.

Controle Estatístico da Qualidade (CEQ) tem o objetivo principal de acompanhar a qualidade durante a produção, prevenindo possíveis erros, evitando custos com retrabalhos e economia de tempo na separação dos produtos defeituosos e dos produtos que atendem as características exigidas.

O controle estatístico da qualidade é utilizado por amostragem para analisar a qualidade dos produtos e caso seja detectado algum problema corrigir.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO ERRADA: No controle estatístico da qualidade, adota-se o método de inspeção total, no qual todos os produtos da organização são inspecionados.

O controle estatístico de qualidade considera uma AMOSTRAGEM, ou seja, inspeciona alguns produtos da organização.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO ERRADA: O controle estatístico de qualidade assegura a qualidade dos produtos e dos serviços por ele inspecionados.

Dica:  as palavras “assegurar”, “garantir”, devem ser lidas com carinho em administração. Elas são equivalentes a alegar que as leis são “absolutas”, deixando a questão que citá-las QUASE SEMPRE como errada.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO ERRADA: O controle estatístico de qualidade é orientado às áreas estratégicas da organização, ao passo que a qualidade total abrange ações para os ambientes interno e externo da organização.

O controle estatístico de qualidade é aplicável apenas ao nível operacional e à área de produção e manufatura, enquanto a qualidade total estende o conceito de qualidade a toda a organização.

Quadrix (2017):

QUESTÃO CERTA: No controle estatístico de qualidade, determinado processo que esteja sujeito à ação de causas especiais deverá ser considerado como fora de controle.

Causas de variação especiais: ocorrem por motivos claramente identificáveis e que podem ser eliminados. As causas especiais alteram o parâmetro do processo, média e desvio padrão, pois estão fora dos limites de controle.

Fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/controle-estatistico-de-processo-cep/.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Entre as ferramentas mais utilizadas para a gestão da qualidade em organizações, destacam-se o controle estatístico de qualidade — que se destina a localizar erros ou desvios no processo produtivo, em comparação com o processo idealizado — e a qualidade total — instrumento de análise de toda a organização, de fornecedores a clientes.