Caderno de Prova

O Que É Constituição Analítica?

VUNESP (2013):

QUESTÃO CERTA: Considerando a doutrina do direito constitucional prevalente a respeito das classificações das constituições, tendo em vista seus variados aspectos, assinale a alternativa que apresenta classificações corretas referentes à Constituição Federal brasileira vigente: Constituição analítica e formal.

Quanto à extensão, as Constituições podem ser analíticas ou sintéticas.

Analíticas (prolixas, extensas ou longas): têm conteúdo extenso, tratando de matérias que não apenas a organização básica do Estado. Contêm normas apenas formalmente constitucionais. A CF/88 é analítica.

Quanto ao conteúdo:

Constituição formal (procedimental): É o conjunto de normas que estão inseridas no texto de uma Constituição rígida, independentemente de seu conteúdo. A Constituição de 1988, considerada em sua totalidade, é do tipo formal, pois foi solenemente elaborada por uma Assembleia Constituinte.

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO CERTA: Classifica-se a Constituição Federal de 1988 (CF) como: prolixa, pelo critério da extensão das matérias contempladas no texto constitucional.

Advertisement

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO ERRADA: Por conter, de forma sucinta, normas que tratam dos mais diversos temas de interesse da sociedade, a Constituição Federal de 1988 é classificada como sintética.

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO ERRADA: A Constituição Federal de 1988 é classificada, quanto à extensão, como sintética, pois suas matérias foram dispostas em um instrumento único e exaustivo de seu conteúdo.

FUNDEP (2017):

QUESTÃO CERTA: A Constituição Brasileira de 1988, por tratar de muitos e variados assuntos que foram considerados relevantes, e não apenas dos princípios e direitos fundamentais e das normas de organização do Estado, recebe a classificação de: analítica.

Advertisement
Sair da versão mobile