QUESTÃO CERTA: Há diferentes tipos de equipes nas organizações. Existe um tipo comum de equipe que é formado por pequenos grupos de funcionários da mesma área de atuação, os quais se reúnem regularmente para discutir e recomendar soluções para o ambiente de trabalho. Esse tipo de equipe é denominado: círculos de qualidade.
QUESTÃO CERTA: Mesmo em situações complexas, a probabilidade de os resultados alcançados apresentarem maior valor agregado é maior nos casos em que a organização adota os círculos de qualidade e torna o trabalho mais desafiador para as pessoas.
QUESTÃO ERRADA: Os círculos de qualidade consistem em pequenos grupos de empregados que, voluntariamente, se reúnem para discutir sobre as melhorias relativas ao relacionamento no trabalho.
Não é relacionamento no trabalho. Os Círculos de Qualidade são pequenos grupos de funcionários (4 a 10) de uma organização que se REÚNEM regularmente durante o período de trabalho para identificarem, analisarem e debaterem formas de melhorar a qualidade e a produtividade do trabalho. Funcionam, portanto, como uma estrutura de apoio aos órgãos de gestão e como forma de dinamização da estrutura formal existente na organização.
QUESTÃO ERRADA: Embora seja uma das características dos círculos de qualidade, a lealdade entre os membros da equipe não é um aspecto relevante para o sucesso de uma equipe de trabalho.
Para que uma equipe seja bem-sucedida, é preciso que haja entrosamento entre seus membros, e o fator confiança é de extrema importância. A falta de lealdade entre os seus membros denota uma falta de confiança mútua. O que levaria a equipe ao fracasso.
QUESTÃO CERTA: Os grupos de pessoas que se reúnem regularmente para discutir e resolver problemas que afetam a qualidade de seus trabalhos são exemplos de círculos da qualidade.
QUESTÃO CERTA: A implementação de melhorias pequenas, mas incrementais, em todas as unidades de uma organização é exemplo de atuação dos profissionais que constituem o círculo de qualidade.
Círculo de controle de qualidade é um pequeno grupo de funcionários que voluntariamente se une para conduzir atividades de controles de qualidade dentro da mesma área de trabalho. A motivação básica do CCQ é a participação.
Treinados da mesma maneira, com a compreensão da filosofia empresarial e os mesmo objetivos eles tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência especialmente no que se refere á qualidade dos processos produtos ou do seu trabalho.
QUESTÃO ERRADA: Nas organizações, a medição do produto produzido e a comparação desse produto com padrões preestabelecidos de qualidade são atividades realizadas nos círculos de qualidade.
“Círculos de Qualidade: A melhoria contínua começou com os círculos de qualidade ou círculos de controle de qualidade. Um círculo de qualidade é um grupo de 6 a 12 empregados voluntários que se reúnem semanalmente para decidir e resolver problemas que afetam suas atividades comuns de trabalho. A ideia-chave é que as pessoas que fazem o trabalho o conhecem melhor do que ninguém para propor recomendações que melhorem o seu desempenho. Os círculos de qualidade empurram a tomada de decisões para os níveis mais baixos da organização. Seus membros são livres para coletar dados e fazer pesquisas.”
“Funções Básicas do Administrador: De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como as funções básicas do administrador. Essas quatro funções básicas constituem o chamado processo administrativo”.
“Função Controle: O controle é a função administrativa que visa a assegurar se o que foi planejado, organizado e dirigido realmente cumpriu os objetivos pretendidos. O controle é constituído por quatro fases: estabelecimento de critérios ou padrões, observação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva para eliminar os desvios ou variações. Quanto à sua abrangência, o controle pode ocorrer em três níveis: estratégico, tático e operacional”.
Dessa forma, entendo que a função controle deve ser exercida pelos administradores. Os Círculos de Qualidade estão mais voltados a resolver questões operacionais que se apresentam no dia a dia da rotina de trabalho.
Fonte: Introdução à TGA, Chiavenato.
CEBRASPE (2009):
QUESTÃO CERTA: O CCQ é um grupo de pessoas formado com base na livre iniciativa de seus componentes.
CEBRASPE (2009):
QUESTÃO CERTA: Os CCQs contam, fundamentalmente, com os escalões inferiores da organização, sendo aconselhável a participação de chefes e coordenadores.
CEBRASPE (2009):
QUESTÃO CERTA: O CCQ visa aprender e desenvolver a atitude fundamental de prevenção de problemas.
CEBRASPE (2009):
QUESTÃO ERRADA: Os membros do CCQ devem ser remunerados por sua participação.
CEBRASPE (2009):
QUESTÃO CERTA: Uma das atividades desenvolvidas pelo CCQ é a de implantar a solução, quando for possível, de forma imediata.
CEBRASPE (2009):
QUESTÃO ERRADA: O círculo de controle da qualidade deve ser formado por profissionais que ocupem, no mínimo, cargo gerencial.
Ishikawa foi o criador dos Círculos da Qualidade (CQC). Esses círculos são formados por pequenos grupos de funcionários voluntários (de um mesmo departamento ou área), que se reúnem periodicamente com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Ou seja, os funcionários se reúnem para identificar as causas dos problemas, discutir maneiras de melhoria, propor soluções e tomar ações corretivas. Os Círculos da Qualidade são uma maneira de fazer com que os funcionários se comprometam com a qualidade.
Fonte: Estratégia Concursos.