O Que É Carta de Controle? (Gráfico de Controle)

0
1791

Última Atualização 9 de janeiro de 2023

FGV (2022):

QUESTÃO CERTA: A utilização do controle estatístico da qualidade permitiu que processos produtivos que anteriormente se baseavam na inspeção de cada peça, passassem a realizar análises de pequenas amostras e das respectivas variabilidades, assegurando uma expressiva redução na carga de trabalho. Assinale a opção que apresenta uma ferramenta do controle estatístico da qualidade com essa finalidade: Carta de controle.

Quadrix (2017):

QUESTÃO CERTA: Uma das mais importantes ferramentas de gestão de qualidade tem por objetivo mostrar as tendências dos pontos de observação de dados variáveis ou atribuídos em determinado período. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a correta denominação dessa ferramenta: carta de controle.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO CERTA: O gráfico de controle permite verificar se a previsibilidade do número de erros cometidos na abertura de contas em uma agência bancária tem relação com a quantidade de novos clientes que ingressaram na instituição.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: As cartas de controle, o princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa constituem ferramentas importantes para a gestão da qualidade em uma organização.

FCC (2009):

QUESTÃO CERTA: A ferramenta de qualidade que permite acompanhar sistematicamente as variações de qualidade de um produto entre faixas de tolerância superior e inferior e a linha média é: Carta de Controle.

FGV (2010):

QUESTÃO CERTA: É possível, através dos dados gerados em uma carta de controle, avaliar a capacidade do processo. Ainda pode-se afirmar que um processo sob controle tem baixa variação e alta capacidade, ou seja a variação dos dados é inversamente proporcional ao Cp.

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: As cartas de controle estatístico são utilizadas para identificação de pontos ou padrões incomuns que podem contribuir nas ações gerenciais que visam qualidade. Elas apresentam dados plotados em função do tempo, dos quais permitem uma representação visual das médias e medidas de variação referentes, por exemplo, a um processo de atendimento ao cidadão.

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a vários instrumentos da qualidade e seus objetivos.

I. Diagrama espinha-de-peixe.

II. Análise de estratificação.

III. Gráfico de controle.

a. Representar graficamente as mudanças sofridas no tempo por um determinado processo.

b. Enquadrar um problema ou um fenômeno de maneira mais analítica.

c. Constatar um efeito e buscar suas causas.

A correlação correta dos dois agrupamentos é: Ic; IIb; IIIa.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: No que concerne à gestão da qualidade, modelo de excelência gerencial e modelo de gestão pública, julgue o item que se segue. As cartas de controle, instituídas na gestão da qualidade, destacam-se entre as principais contribuições de Juran e são utilizadas para mostrar a variação de um processo em determinado período.

CARTAS (GRÁFICO) DE CONTROLE – É uma contribuição de Walter Shewhart (DÉCADA DE 20) SERVE PARA: mostrar a variação de um processo em determinado período.

Walter Andrew Shewhart foi um físico, engenheiro e estatístico estadunidense, conhecido como o “pai do controle estatístico de qualidade”.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO CERTA: Caso se necessite utiliz ar uma ferramenta de gestão da qualidade para avaliar se o comportamento de um processo em termos de variável é previsível deverá ser utilizado o gráfico de controle.

Advertisement

O Gráfico de Controle é a ferramenta da qualidade mais conhecida e difundida. Muitas empresas já a utilizam há muito tempo, pois a mesma é muito útil no controle de processos e produtos. A ferramenta é baseada em estatística, considerando como princípio que todo processo tem variações estatísticas. A partir da determinação desta variação, é possível a determinação de parâmetros que nos informem se o processo está ocorrendo dentro dos limites esperados ou se existe algum fator que está fazendo com que o mesmo saia fora de controle.

Carta de controle é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle, que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média. O objetivo é verificar, por meio do gráfico, se o processo está sob controle, isto é, isento de causas especiais.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO ERRADA: As ferramentas empregadas na gestão da qualidade fundamentam-se em abordagem qualitativa, razão pela qual não existem modelos estatísticos para auxiliar no controle da qualidade.

Conforme Chiavenato (2006), existem alguns modelos quantitativos, a exemplo do Controle Estatístico de Qualidade (CEQ), que usa análise estatística.

CEBRASPE (2008):

QUESTÃO CERTA: O gráfico de controle pode ser utilizado para verificar se o número de alunos que ingressam na universidade está dentro dos limites esperados no planejamento inicialmente definido.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: O gráfico de controle pode ser utilizado para analisar se determinada variação está dentro de um padrão médio esperado.

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO ERRADA: Na análise de um processo a partir de uma carta de tendência, o gestor deve considerar como importantes todas as variações de dados.

“Gráfico simples que utiliza coordenadas cartesianas, desenvolvido para descrever o comportamento de uma variável específica durante um período de tempo definido.

Deve ser utilizado para chamar a atenção a mudanças realmente significativas, tomando-se cuidado para não encarar toda e qualquer variação como tal.

CEBRASPE (2009):

QUESTÃO ERRADA: O diagrama de dispersão fixa um limite mínimo inferior e um limite máximo superior, bem como uma média, em que os dados levantados ficarão dispostos de modo a verificar se houve extrapolação para maior ou menor ou se continua na média imaginada anteriormente.

Gráfico de Controle.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO ERRADA: Fluxograma consiste em uma ferramenta de gestão da qualidade que permite compreender a variação mensal de um processo em um período de tempo estabelecido.