O Que É A Teoria do Reforço de Skinner?

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Última Atualização 27 de janeiro de 2022

Rodrigo Rennó explica que: o reforço é uma tentativa de causar a repetição ou inibição de um comportamento.

Reforço positivo–> dar recompensas quando um comportamento desejado ocorre.

Ex: prêmios por ter batido uma meta.

Reforço negativo–> retirar consequências negativas quando um comportamento desejado ocorre.

Ex: funcionários chegam na hora certa, então não precisam bater ponto.

Punição–> aplicação de medida negativa quando um comportamento indesejado ocorre.

Ex: prisão no quartel

Extinção–> retirada de recompensas positivas quando um comportamento indesejado ocorre.

Ex: não bateu a meta: perde bônus.

“A evasão de aprendizagem, ou reforço negativo, é a remoção de um resultado desagradável que segue a um comportamento desejado” (DAFT, 2010 apud MENDONÇA, 2001).

“A teoria do reforço de Skinner busca entender como as consequências dos comportamentos passados vão refletir no futuro. Essa relação entre comportamentos e consequências gera uma ideia de aprendizagem cíclica”

QUESTÃO CERTA: Entre as diversas teorias que buscam explicar a dinâmica da motivação, algumas são classificadas como de conteúdo, sendo mais estáticas e descritivas, procurando explicar o que motiva o indivíduo. De outro lado, aquelas classificadas como teorias de processo procuram explicar como se dá o processo de motivação, tal como a Teoria: do Reforço, de Skinner, segundo a qual o reforço negativo é representado pela remoção de um evento punitivo.

A teoria do reforço de Skinner explica “como motiva”, por isso é classificada como de processo.

QUESTÃO CERTA: Considerando a motivação sob a ótica da teoria do reforço, quando um supervisor para de criticar ou reprimir um funcionário, uma vez que o comportamento incorreto tenha parado, ele está utilizando um instrumento de reforço denominado: evasão de aprendizagem.

“A evasão de aprendizagem, ou reforço negativo, é a remoção de um resultado desagradável que segue a um comportamento desejado” (DAFT, 2010 apud MENDONÇA, 2001)

Fonte: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/77551/000895186.pdf?sequence=1

QUESTÃO CERTA: Uma das abordagens clássicas acerca do fenômeno da motivação nos ambientes corporativos é a Teoria do Reforço, desenvolvida por Skinner, segundo a qual: o reforço negativo não corresponde à punição, mas sim à remoção de um estímulo aversivo.

QUESTÃO CERTA: Segundo a teoria do reforço, de Frederic Skinner, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado por meio do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas.

QUESTÃO CERTA: Suponha que determinada entidade integrante da Administração indireta tenha contratado uma consultoria para avaliar o nível de motivação da equipe e implementar técnicas para ampliar esse nível, com vistas à melhoria do desempenho corporativo. A consultoria optou por adotar os conceitos da Teoria do Reforço, baseada nos estudos de Skinner, o que significa, entre outros aspectos, que considera:  o reforço negativo não tem caráter punitivo, mas, ao contrário, consiste na remoção de um estímulo aversivo.

Teoria do Reforço: estabelece que o comportamento do indivíduo será resultado de estímulos do ambiente (os reforços). A teoria do reforço não toma conhecimento do que se passa no “interior” da pessoa (como as emoções, expectativas, atitudes etc.), apenas o que acontece com o indivíduo quando ele age.

Reforço Positivo: Dar recompensa quando um comportamento desejado ocorre.

Reforço Negativo: Retirar consequência negativa quando um comportamento desejado ocorre. É do que trata a questão! Exemplo: Vc vai ficar trancado em um quarto estudando e só vai ter uma vida quando passar num concurso. Quando passar no concurso será tirada a punição (ficar trancado estudando); isso seria um reforço negativo, retirar a parte ruim.

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Punição: Aplicação de medida negativa quando um comportamento indesejado ocorre.

Extinção: Retirada de recompensas positivas quando um comportamento indesejado ocorre.

QUESTÃO CERTA: No âmbito do processo de motivação, a teoria do reforço estabelece que as estratégias de extinção e punição contribuem para que a vontade de repetir o comportamento seja reduzida.

QUESTÃO CERTA: Ações disciplinares positivas ou negativas são medidas que podem causar mudanças significativas no comportamento de um indivíduo, resultando, inclusive, em melhor desempenho de suas atividades.

QUESTÃO CERTA: Ao aprovar o comportamento de um liderado, o líder toma uma atitude aderente ao reforço positivo, pelo fato de salientar um comportamento desejável.

QUESTÃO ERRADA: A exemplificação das experiências vividas em outra posição dentro da mesma empresa ou das experiências relacionadas a uma posição fora de sua atual empresa são componentes da teoria motivacional de reforço.

CEBRASPE (2005):

QUESTÃO CERTA: O Hotel Maresia no litoral baiano tem se preocupado com a falta de fidelização dos seus clientes. A infra-estrutura do hotel foi idealizada e construída respeitando o ambiente no qual se insere. Nos últimos 2 anos, nenhum dos clientes que se hospedara no hotel retornou, mesmo com intensivas divulgações e promoções para retorno. O nível de reclamação não oficial tem aumentado consideravelmente nesses últimos anos. A partir da situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir. Considere que um funcionário foi penalizado pela gerência do Hotel Maresia por ter atendido um cliente sem a devida cortesia. Nesse caso, o referido funcionário está sendo parte de um método de motivação.

Reforço ou punição positiva envolve a adição de uma consequência, enquanto punição ou reforço negativo remove um estímulo.

O reforço positivo ocorre quando uma recompensa é dada para o comportamento desejado.

Reforço negativo ocorre quando algo desagradável é removido devido ao comportamento desejado.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO CERTA: No âmbito do processo de motivação, a teoria do reforço estabelece que as estratégias de extinção e punição contribuem para que a vontade de repetir o comportamento seja reduzida.