O Que É a Matriz BCG? (com exemplos)

0
937

Última Atualização 17 de janeiro de 2021

A matriz BCG do Boston Consulting Group (ou matriz de portfólio) é um assunto muito recorrente no estudo da disciplina Administração. Engenheiros também recorrem muito a essa ferramenta. Já falamos sobre a matriz Ansoff e a matriz de McKinsey. Agora, é hora de aprender sobre um novo instrumento de gestão. Essa matriz relaciona a participação relativa de mercado e o crescimento de mercado. Observe a Figura a seguir:

QUESTÃO CERTA: A matriz de portfólio de produtos, também chamada de matriz de crescimento e participação, é uma técnica de seleção de estratégias que se baseia no estudo da participação dos produtos da empresa no mercado e que retrata as seguintes fontes de lucros e resultados: estrelas, pontos de interrogação, vacas leiteiras e vira-latas.

Vira-latas é a outra terminologia utilizada para abacaxi.

QUESTÃO CERTA: A matriz desenvolvida pela empresa norte-americana de consultoria BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta que ajuda a selecionar estratégias de crescimento de acordo com a participação dos produtos e serviços no mercado. Com relação a essa ferramenta, assinale a opção correta: produtos do tipo ponto de interrogação possuem grande potencial de crescimento, mas ainda apresentam pequena participação no mercado.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: A matriz BCG permite a análise de portfólio a partir da combinação das variáveis intituladas participação de mercado e crescimento de mercado, nas quais o produto com maior participação e maior taxa de crescimento é chamado de produto estrela e está em fase de maturação no ciclo de vida do produto.

Matriz BCG X Ciclo de vida do produto

Em questionamento: fase de introdução

Estrela: fase de crescimento;

Vaca leiteira: fase de maturidade/maturação

Abacaxi: fase de declínio

QUESTÃO CERTA: A matriz BCG é uma técnica de análise de portfólio e seleção de estratégias que se baseia no estudo de duas dimensões: a participação relativa de mercado e a taxa de crescimento do mercado. De acordo com essa matriz, os produtos ou unidades de negócios que têm participação elevada em mercados com altas taxas de crescimento são chamados de: estrelas.

QUESTÃO ERRADA: Na matriz SWOT, são consideradas a participação marginal, a participação média e a participação elevada dos produtos ou serviços de uma empresa no mercado.

Na verdade, análise de participação é a matriz BCG, e não análise SWOT.

QUESTÃO CERTA: A matriz de portfólio é conhecida também como matriz BCG.

MATRIZ BCG auxilia a definir o foco do portfólio de produtos/serviços da Organização. O outro nome para a “Matriz BCG” que eu conhecia era “Matriz de Crescimento e de Participação no Mercado”, que inclusive esclarece a sua função.