O Que É A Ferramenta 5S? (com exemplos)

0
1001

Última Atualização 4 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: O Programa 5S, criado no Japão, foi disseminado como ferramenta para promover bons hábitos no ambiente de trabalho, como forma de melhorar a produtividade. Entre os cinco “sensos”, inserem-se: organização e limpeza.

Ferramenta 5S é de Qualidade:

Seiri        Senso de Utilização;

Seiton      Senso de Ordenação;

Seisou      Senso de Limpeza;

Seiketsu   Senso de Saúde;

Shitsuke   Senso de Autodisciplina;

QUESTÃO ERRADA: A filosofia denominada 5S refere-se à função planejamento da administração.

Negativo. Se refere a função organização da administração.

QUESTÃO CERTA: O senso de higiene do programa 5S é o que trata da criação de normas de comportamento e de padrões para manter o ambiente de trabalho organizado e limpo.

QUESTÃO CERTA: O senso de higiene do programa 5S trata de manter um ambiente sempre limpo, ou seja, de eliminar as causas da sujeira e aprender a não sujar.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o programa 5S, o senso de utilização trata de organizar o espaço de trabalho de forma eficaz, colocando cada coisa em seu devido lugar.

A questão inverteu senso de ordenação com senso de utilização.

Ordenação: nesta etapa deve-se organizar os itens classificados como úteis no primeiro senso. Normalmente significa “cada coisa no seu devido lugar”. Cada objeto deve ter um lugar determinado para ficar, onde qualquer pessoa que queira fazer uso deste, encontre-o com facilidade.

Senso de utilização: na primeira etapa deve-se classificar materiais, utensílios, ferramentas, equipamentos, dados e informações que são necessários para a organização, ou seja, distinguir o que é útil e inútil. Deverão ser preservados no ambiente de trabalho somente materiais úteis para a execução das atividades e os considerados inúteis devem ser descartados com orientação e destinação adequada.

QUESTÃO CERTA: No tocante aos instrumentos de avaliação interna da qualidade, Deming difundiu a ideia dos ciclos de melhoria contínua por meio do PDCA, ou plan (planejar), do (fazer), check (avaliar), act (consolidar). Para que a melhoria contínua ocorra, algumas ferramentas da qualidade podem ser utilizadas no âmbito hospitalar, tais como: discussão organizada dos problemas entre os membros de uma equipe (Brainstorming), Plano de ação, fluxograma, os 5S (sensos) – de organização, ordem, limpeza, padronização e autodisciplina.

QUESTÃO CERTA: Com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho, reduzir o desperdício e aumentar a produtividade, um determinado órgão público decidiu implementar o programa de qualidade conhecido como “5S”. Sua implementação requer um passo a passo no qual o último dos “sensos” corresponde ao senso de: autodisciplina.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: Utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina integram os cinco conceitos do programa 5S.

O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa.

São eles:

*senso de utilização

* senso de organização

*senso de limpeza

*senso de saúde

Advertisement

* senso de autodisciplina.

Fonte: Sobre Administração.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: O chefe de repartição de um órgão público de educação, ao perceber o estado de desorganização no qual se encontrava o ambiente de trabalho, com servidores desmotivados e com pouca interação entre eles, decide promover, com o apoio do departamento de recursos humanos, a utilização do programa japonês 5S. Seguindo a ordem dessa metodologia, após a fase de sensibilização, compreendida pelos 3Ss iniciais, será implementada a fase da: perpetuação.

Metodologia para os 5S

As atividades são divididas em: sensibilização e perpetuação.

Sensibilização: educação e treinamento de todos os colaboradores em temática, origem e concepção.

Perpetuação: aplicação dos últimos 2S (Seiketsu, Shitsuke).

1ª. Fase: Sensibilização: Fixam-se cartazes nas dependências da empresa com o objetivo de sensibilizar os colaboradores, suscitando sua curiosidade. Nesta fase, cria-se um símbolo para a campanha. Pode-se também escrever mensagens nos contra-cheques. Estrutura-se o plano de ação (apresentação a todos os colaboradores). Em seguida, acontece a “semana da limpeza” ou “ dia da limpeza”. Esta etapa é conduzida por multiplicadores (colaboradores de cada área, indicados pelas chefias), cuja incumbência é transmitir informações aos demais colegas e alertá-los quanto aos principais pontos a serem observados na “semana da limpeza”.

2ª. Fase: Perpetuação: Equivale à aplicação dos últimos 2S (padronização, disciplina), que dá o suporte formal para a perpetuação do processo, a fim de tornar a prática do 5S uma constante no dia-a-dia do colaborador, não só no ambiente organizacional mas também em casa. São criadas as comissões 5S, que irão definir as condições ideais de trabalho, e os grupos de auditoria do 5S, que estabelecerão a pontuação correspondente aos itens planejado versus realizado.

Housekeeping: Outra versão da filosofia 5S é o housekeeping, com foco nos 3 primeiros S, que visa atingir resultados mais rápidos que o 5S tradicional, pois a ênfase recai sobre os 3S mais objetivos, proporcionando resultados mais tangíveis e de fácil mensuração.

Housekeeping = faxina

5S = programa de manutenção.

1) SEIRI – Senso de Utilização

2) SEITON – Senso de Organização

3) SEISO – Senso de Limpeza

4) SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde

5) SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina