O Que É a Curva de Oferta do Monopolista? (Exemplos)

0
2348

Última Atualização 24 de março de 2021

QUESTÃO ERRADA: Com relação a um produto de um mercado que está sob a situação de monopólio natural, o gráfico a seguir mostra: a curva de demanda, D, que corresponde ao preço de venda, p, para cada quantidade, Q, demandada pelo mercado, e a curva de custo marginal, C, que corresponde ao custo marginal, CMg, quando a produção atinge Q unidades. Nesse gráfico, CMg e p estão medidos na mesma escala do eixo vertical.

Embora seja decrescente no trecho mostrado no gráfico em apreço, representa a curva de oferta do monopolista.

Errado. A curva de Cmg representa a curva de oferta somente no trecho no qual for ascendente!

QUESTÃO ERRADA: A curva de oferta do monopolista é formada a partir de sua capacidade de influenciar o preço de mercado do bem.

A curva de oferta do monopolista é formada a partir de sua capacidade de influenciar o preço de mercado do bem.
Em monopólio, NÃO HÁ curva de oferta. Segue justificativa retirada das questões resolvidas do Pindyck, capítulo 10:

Por que não existe curva da oferta em um mercado sob condições de monopólio?

A decisão de produção do monopolista depende não apenas de seu custo marginal, mas também da curva da demanda. Os deslocamentos da demanda não definem uma série de preços e quantidades que possam ser identificados como a curva da oferta da empresa. Em vez disso, levam a mudanças no preço, na quantidade, ou em ambos. Isso significa que não há uma relação direta entre o preço e a quantidade ofertada e, portanto, que não existe curva da oferta em um mercado sob monopólio”.

Advertisement

Em monopólio, não faz sentido estudar a curva de oferta, já que o monopólio irá vender tudo aquilo que produzir!

Em geral, o monopólio produz menos e cobra mais caro que as empresas na Concorrência Perfeita!

QUESTÃO ERRADA: Como a demanda do monopolista é a própria demanda de mercado, o monopolista pode atuar conjuntamente sobre o preço e sobre a quantidade.

O monopolista não possui curva de oferta. Assim, dado Cmg (ponto de maior produção) = Rmg (abaixo da demanda), então teremos uma consequência, seja do preço ou da quantidade, mas não de ambos como na concorrência perfeita.

QUESTÃO ERRADA: Empresas que operam em mercados monopolistas confrontam-se com uma curva de demanda, para o seu produto, perfeitamente elástica. Assim, essas firmas podem expandir suas vendas sem que seja necessário reduzir seus preços.