O Que É A Análise E-Se? (com exemplos)

0
249

Última Atualização 27 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Considere, hipoteticamente, que em um processo da gerência de um projeto em andamento na Eletrosul, foi utilizada a análise E-Se, na qual vários cenários são analisados a fim de predizer seus efeitos, positivos ou negativos, nos objetivos do projeto. Esta análise visa responder perguntas do tipo “E se um apagão de eletricidade acontecer?”. Uma análise de rede do cronograma é feita para computar os diferentes cenários, tais como atraso na entrega da obra de uma hidrelétrica, ocorrência de problemas específicos de engenharia ou incidência de fatores externos, como uma seca prolongada ou quedas sucessivas de raios em linhas de transmissão. Uma conclusão correta diante deste cenário é: O resultado da análise de cenário E-Se pode ser usado para avaliar a viabilidade do cronograma do projeto sob condições adversas e para preparar planos de contingência e de resposta para superar ou mitigar o impacto de situações inesperadas.

Advertisement

“E-se” pode ser usado para avaliar a viabilidade do cronograma do projeto sob condições adversas, e para preparar planos de contingência e de resposta para superar ou mitigar o impacto de situações inesperadas.

Análise “e-se” é ferramenta e técnica no processo de Desenvolver o Cronograma.

QUESTÃO CERTA: A análise de cenário “e-se” permite a identificação de possíveis efeitos negativos ou positivos nos objetivos do projeto, no caso da ocorrência de cenários específicos. Os resultados desse exercício podem ser utilizados para análise da viabilidade do cronograma de um projeto sujeito a situações adversas.