Necessidade financiamento operações crédito

0
181

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: O cálculo da necessidade de financiamento é etapa importante do ciclo orçamentário. Nesse sentido, na fixação da meta de superávit primário, excluem‐se as receitas e despesas financeiras, bem como as operações de crédito.

MTO 2020 (pg. 20) – CLASSIFICAÇÃO POR IDENTIFICADOR DE RESULTADO PRIMÁRIO

As receitas do Governo Federal podem ser divididas em: a) primárias (P), quando seus valores são incluídos no cálculo do resultado primárioe b) financeiras (F), quando não são incluídas no citado cálculo.

As receitas primárias referem-se, predominantemente, às receitas correntes que advêm dos tributos, das contribuições sociais, das concessões, dos dividendos recebidos pela União, da cota-parte das compensações financeiras, das decorrentes do próprio esforço de arrecadação das UOs, das provenientes de doações e convênios e outras também consideradas primárias.

As receitas financeiras são adquiridas junto ao mercado financeiro, decorrentes da emissão de títulos, da contratação de operações de crédito 

Advertisement
por organismos oficiais, das receitas de aplicações financeiras da União (juros recebidos, por exemplo) e outras.

O Resultado Primário é obtido mediante o somatório das receitas primárias (menos) o somatório das despesas primárias – excluindo-se as despesas com juros da dívida pública. Pode ser sintetizado no seguinte cálculo: receitas não financeiras (menos) despesas não financeiras.

(PALUDO, 2017)