Última Atualização 24 de março de 2021
QUESTÃO CERTA: Os gráficos precedentes apresentam, como percentual do produto interno bruto (PIB), a evolução das necessidades de financiamento do setor público (NFSP), do resultado primário e da despesa com juros, conforme apuração do Banco Central do Brasil. A partir dessas informações e dos conceitos de contabilidade fiscal, julgue o item seguinte.
A evolução das NFSP mostra como o efeito combinado dos juros nominais e do resultado primário foram relevantes para explicar o aumento da dívida líquida do setor público verificado em 2015.
O aumento da necessidade do financiamento público contribui para o aumento da dívida quando o aumento deste financiamento não acompanhar o aumento do PIB.
O resultado primário não considera a despesa com juros, a despesa de juros não entra no resultado primário.
Observando os gráficos apresentados, percebemos que em 2015, houve deterioração do resultado primário, ou seja, o saldo das receitas do governo deduzido das despesas (sem contar juros) piorou.
Paralelo à piora do resultado primário, a despesa com juros aumentou no período. Os dois efeitos combinados elevaram a dívida pública no período.