Muitos para muitos

0
3011

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: O relacionamento muitos para muitos entre duas entidades possui atributos, ou seja, dados inerentes ao fato, e não às entidades.

Tomemos, como exemplo, o seguinte: imagine uma tabela Aluno que tem relação com a tabela Disciplina. Podemos dizer que 1 ou muitos alunos podem cursar 1 ou várias disciplinas. Temos, neste caso, a relação de muitos para muitos.

 

No relacionamento Aluno-Disciplina, podemos ter atributos tais como “número da sala em que o aluno vai cursar a disciplina”, “dia e hora da semana em que o aluno vai ter a disciplina”, entre outros. Estes atributos são inerentes à relação Aluno-Disciplina, e não especificamente ao aluno somente ou à disciplina somente. Por isso, o autor diz “inerentes ao fato, e não às entidades”. Nesta afirmação, “fato” significa o relacionamento Aluno-Disciplina, e “entidades” significa cada uma das tabelas, a saber, Aluno e Disciplina.

Advertisement

 

Como já dito anteriormente, item correto.

QUESTÃO CERTA: No mapeamento de um modelo entidade-relacionamento para um modelo relacional de banco de dados, o tipo de relacionamento que implica a criação de uma terceira tabela para onde serão transpostos as chaves primárias e os eventuais atributos das duas tabelas originais é denominado: relacionamento N:N.

Relacionamento Ternário

É quando existe relacionamento entre três entidades simultaneamente sendo que a cardinalidade, neste caso, refere-se à quantidade de ocorrências de uma entidade em relação ao par das outras entidades.