Mudança da cultura – Ritos

0
1103

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: A cultura organizacional é mais estática que o clima organizacional, somente sendo passível de modificação mediante os denominados ritos de degradação.

O erro está no fato de afirmar que somente é possível modificar a cultura mediante os ritos de degradação. Na verdade, quando se quer mudar a cultura de uma organização, é preciso mudar todo o sistema que a gerou e reforçá-la a partir dos hábitos e das tradições. Além disso, é necessário compreender que a mudança requer envolvimento de todos.

Ritos são elementos que constituem a cultura organizacional. São atividades relativamente elaboradas e planejadas que combinam várias formas de expressão cultural e muitas vezes têm consequências tanto práticas quanto expressivas. São praticados com a finalidade de perpetuar, no dia a dia, os valores organizacionais e tornar a cultura mais coesa.

Os mais comuns são:

 

Ritos de passagem: usados para facilitar a mudança de status, seja no caso de introdução, seja no treinamento de pessoal.

 

Ritos de degradação: usados para dissolver identidades sociais e retirar seu poder, como nos casos de demissão, afastamento de alto executivo, “encostar” alguém, denunciar falhas ou incompetências publicamente etc.

 

Ritos de reforço: celebração pública de resultados positivos, reforço de identidades sociais e seu poder.

 

Ritos de renovação: visa renovar as estruturas sociais e aperfeiçoar seu funcionamento, como programas de desenvolvimento organizacional, assistência ao empregado, team building, etc.

 

Ritos de redução de conflitos: usados para restaurar o equilíbrio em relações sociais perturbadas, reduzindo os níveis de conflitos e agressão, como nos casos de barganha coletiva.

 

Ritos de integração: encorajar e reviver sentimentos comuns e manter as pessoas comprometidas com o sistema social. Comumente usados nas festas de Natal, rodadas de cerveja, jogos.

QUESTÃO ERRADA: Uma organização que busque fundamentar-se em bons sentimentos e construir relações amistosas entre os empregados adota o rito de renovação cultural.

Renovação cultural promove rupturas. Rito de renovação cultura (relaciona-se com a estrutura) v.s. reintegração (melhoria nas relações pessoais).

QUESTÃO CERTA: Alguns eventos organizacionais podem ser transformados em rotinas, que ganham importância na medida em que preenchem algumas funções importantes como comunicar a maneira como as pessoas devem se comportar ou os padrões de intimidade e decoro aceitável dentro de uma organização. Eventos como os títulos de “funcionário do mês” e comemorações dos “aniversariantes do mês” são considerados, respectivamente, ritos de: reforço e integração.

QUESTÃO CERTA: De acordo com Beyer e Harrison, os ritos servem para confirmar os valores da organização e envolvem seis tipos básicos: de passagem, de degradação, de confirmação, de reprodução, de redução de conflitos e de integração.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de valores e crenças que une os membros da organização. Muitos aspectos da cultura organizacional são formais e abertos e outros são de difícil percepção, denominados informais e ocultos, como os ritos. Em relação aos ritos, considere:

I. O processo de despedir e substituir um alto executivo corresponde a um rito de degradação.

II. Seminário para reforçar a identidade social e seu poder de coesão corresponde a um rito de confirmação.

III. Confraternizações, como festas de Natal e comemorações de aniversários dos colaboradores correspondem a ritos de passagem.

Conforme Beyer e Herrison, está correto o que se afirma APENAS em: I e II.

QUESTÃO CERTA: Uma interessante abordagem a respeito da Cultura Organizacional é aquela que procura compreendê-la através dos ritos que ocorrem nas organizações. A tabela abaixo relaciona, em sua primeira coluna, cinco tipos de “ritos organizacionais”; na segunda coluna, estão listados cinco exemplos de “ritos organizacionais”.

Tipos de Ritos

1. Ritos de Passagem

2. Ritos de Engrandecimento

3. Ritos de Degradação

4. Ritos de Redução de Conflitos

5. Ritos de Integração

Exemplos de Ritos

I. Festas de final de ano

II. Demissão e substituição de um alto executivo

III. Admissão de um funcionário

IV. Processo de negociação coletiva

V. Cerimônias de premiação por desempenho

A relação correta entre os tipos de ritos e seus exemplos é apresentada, correta e respectivamente, em: 1-III, 2-V, 3-II, 4-IV, 5-I.