QUESTÃO CERTA: As formas de mercado dependem de três características principais: quantidade de empresas, tipo do produto e existência de barreiras à entrada. O monopólio é uma estrutura que ocorre quando não existem substitutos próximos e uma única empresa atua no mercado.
Perfeito. O monopólio é o oposto da concorrência perfeita. Há apenas uma empresa para inúmeros consumidores. O produto não possui substitutos próximos e há barreira à entrada de novas firmas. Exemplo: Companhias de energia elétrica dos municípios ou estados.
O tipo de produto a que se refere a questão é se os produtos são homogêneos ou heterogêneos. Esta situação, por exemplo, é a única que diferencia a concorrência perfeita da concorrência monopolística.
QUESTÃO CERTA: Entre as condições que contribuem para impedir a entrada de produtores concorrentes em um mercado monopolista, inclui-se a capacidade do produtor de diferenciar seu produto, criando e mantendo, por exemplo, uma imagem de tradição e estabilidade, ou mesmo, inversamente, de renovação e inovação.
Em um mercado de concorrência perfeita, não haveria comércio intraindústria porque os bens são homogêneos. Nesse mercado, o produto de uma empresa é, do ponto de vista dos consumidores, igual ao produto oferecido pelas restantes empresas da mesma indústria. E, nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço do produto. Exemplo: mercado de frutas.
Já em um mercado de concorrência monopolística, há comércio intraindústria. Afinal, os ganhos de escala permitem que o país produza mais do que o suficiente para abastecer o mercado nacional. Além disso, as empresas conseguem produzir bens diferenciados que atendem a diferentes tipos de consumidores. Exemplo: mercado de sabonetes, carros, etc.
QUESTÃO ERRADA: Ocorre situação de oligopólio quando algum produtor exerce o controle dos preços e dos suprimentos, dificultando a entrada de novos concorrentes.
Definição de monopólio, o qual um fornecedor, empresa, atua de forma isolada no mercado, facilitando o aumento de preço e mantendo suas vendas, aumentando o lucro. Não tem concorrência para frear os preços.
Ocorre monopólio – comércio abusivo que consiste em um indivíduo ou grupo tornar-se único possuidor de determinado produto para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante.
Conceito de oligopólio – situação de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado.