Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Um monopolista é ineficiente no sentido de Pareto porque produz menos que o nível competitivo de produção.
QUESTÃO ERRADA: Um monopolista é ineficiente no sentido de Pareto porque produz mais que o nível competitivo de produção.
Em economia, quando temos eficiência econômica, dizemos que há “eficiência de Pareto” ou a economia está em um “Pareto Eficiente”, ou em um “Ótimo de Pareto”. Neste momento, entenda apenas que eficiência econômica é o mesmo que eficiência de Pareto, e que o monopólio não é eficiente economicamente (em regra, apenas a concorrência perfeita é eficiente).
QUESTÃO ERRADA: A situação de m onopólio pode ser considerada Pareto eficiente.
QUESTÃO CERTA: Atinge-se a eficiência econômica da regulação quando o retorno social desejado pelo Estado é obtido pelo máximo lucro de uma empresa concessionária de um monopólio natural.
A questão refere-se a eficiência de Pareto, nem sempre equitativa, mas eficiente economicamente. Segundo o professor Fernando Graeff: “Em linhas gerais, a regulação econômica é eficiente quando proporciona a máxima eficiência de mercado. O enunciado represente a situação em que há equilíbrio entre o lucro do privado e o benefício social que o produto/serviço prestado pode proporcionar, ou seja, é a situação de eficiência de Pareto.”