Monetaristas e keynesianos

0
259

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: O objetivo principal da política monetária deve ser a obtenção e a manutenção da estabilidade de preços. Sob a perspectiva puramente keynesiana, a política monetária pode e deve ser utilizada como instrumento de controle da taxa de inflação, a fim de gerar estabilidade no nível de preço, ao passo que, para os monetaristas, o Estado é agente indispensável para a obtenção de um sistema de pleno emprego.

“Ao longo dos últimos anos, começou-se a formar um consenso, entre economistas e bancos centrais, que o objetivo principal da política monetária deve ser a obtenção e a manutenção da estabilidade de preços.” CERTO.

O erro está na troca dos termos monetaristas e keynesianos, pois: “Vale notar que, desde uma perspectiva puramente monetarista, a política monetária pode e deve ser utilizada como instrumento para controle da taxa de inflação.” e “É forçoso, em respeito a Keynes, relembrar sua relutância em relação à eficácia da política monetária em restabelecer a dinâmica econômica. Nesse sentido, Keynes (1983, p. 345) priorizava as intervenções de natureza fiscal

Advertisement
.” 

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a visão monetarista, quando os mercados reagem a mudanças na política monetária por meio do ajustamento dos preços relevantes, essas mudanças afetam o lado real da economia e conduzem a modificações duradouras no nível de atividade econômica.

Sinteticamente, de acordo com os monetaristas, as mudanças na demanda agregada causam movimentos TEMPORÁRIOS na economia, afastando-a da taxa natural.

Fonte. VASCONCELLOS; Marco Antônio Sandoval de; LOPES, Luiz Martins. Manual de Macroeconomia: Básico e Intermediário. 2.ed. São Paulo, Atlas, 2000. Capítulo 8.