Modelos de remuneração (Tipos)

0
470

Última Atualização 24 de dezembro de 2020

Remuneração Funcional: a remuneração do funcionário está atrelada ao cargo ocupado, tomando por base o valor relativo do cargo na empresa e no mercado de trabalho. Também chamada de Plano de Cargos e Salários, é um dos mais tradicionais sistemas de remuneração e o mais comum nas empresas. É formado pela descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial.

QUESTÃO CERTA: Considere que determinada organização adote, como alternativa para administração de cargos e salários, o modelo de remuneração funcional. Isso significa que a remuneração do funcionário está atrelada ao cargo ocupado, tomando por base o valor relativo do cargo na empresa e no mercado de trabalho. 

QUESTÃO CERTA: Quando se pensa em políticas de compensação, pensa-se na administração de salários praticada pela organização. Um dos pontos fundamentais dessa administração é a manutenção de uma estrutura salarial equilibrada. A manutenção do equilíbrio externo se dá por meio de: pesquisa de salários praticados pelo mercado.

QUESTÃO CERTA: Assinale a afirmação que se relaciona corretamente à atividade de Administração de Cargos e Salários: um dos objetivos da Pesquisa Salarial é a obtenção de equilíbrio entre os salários praticados pela organização e os que são praticados externamente.

QUESTÃO CERTA: Do ponto de vista do modelo de remuneração dos empregados, as organizações podem optar por estabelecerem remuneração funcional ou por habilidades, nesse sentido:

I. a primeira não se vincula ao cargo, mas está relacionada com as características dos ocupantes.

II. a segunda está atrelada ao plano de cargos e salários da organização e não varia em função das condições de cada empregado.

III. a primeira é estabelecida a partir do valor relativo do cargo na empresa e no mercado de trabalho.

Está correto o que se afirma APENAS em: III.

Remuneração por Habilidade: a remuneração é função direta da habilidade do empregado e não está relacionada, necessariamente, com o cargo ocupado. É paga em função do conhecimento ou habilidades certificadas de um profissional, considerando-se a habilidade como o conjunto de conhecimentos que podem ser formalmente aprendidos mais aptidão pessoal do profissional.

Remuneração pode Competência: adota o princípio da remuneração por competência, tomando por base a relevância do empregado do ponto de vista de captação de mão-de-obra. É aplicável aos níveis gerenciais e sua implementação exige mudanças no modelo de gestão e estilo gerencial. Esse sistema de remuneração passou a ser interessante em função do crescimento do setor de serviços na economia, aumento da demanda de profissionais qualificados, necessidade de conhecimento intensivo nas empresas em geral, implantação de sistemas mais flexíveis e redução de estruturas hierárquicas rígidas e popularidade do conceito de competência.

Advertisement

Remuneração Variável por Resultado: pratica um sistema de relação direta entre o valor da remuneração individual e o peso relativo da contribuição do empregado no produto final. É o conjunto de diferentes formas de recompensa oferecidas aos empregados, de forma a complementar a remuneração fixa e atrelar à ela fatores como atitudes, desempenho e outros critérios relevantes. A remuneração por resultados e participação acionária são duas formas de remuneração variável e estão vinculadas ao desempenho. O principal objetivo da remuneração variável é criar vínculos entre o desempenho e a recompensa, compartilhando os resultados da empresa e transformando o custo fixo em variável.

Salário Indireto: os benefícios indiretos são considerados mais relevantes que o salário e benefícios diretos, priorizando-se a qualidade de vida do empregado. São os benefícios oferecidos pelas empresas e que representam, muitas vezes, parte considerável da remuneração total. Podem ser apresentados em formas de auxílio automóvel, empréstimo financeiro, assistência médica, previdência privada, estacionamento, auxílio-doença, auxílio-farmácia, assistência odontológica, auxílio-funeral, aluguel residencial, clube, transporte, alimentação, creche, cursos, treinamentos, idiomas, etc. Hoje os benefícios são oferecidos aos empregados sem opção de escolha e muitas vezes não representam valor para os empregados.

Participação Acionária: é um dos sistemas de remuneração mais complexos pelo qual os empregados passam a ser coproprietários da empresa, focando uma relação de longo prazo e parceria, comprometimento e orientação para resultados. Exige um projeto muito bem elaborado para sua implantação.