Última Atualização 24 de dezembro de 2020
QUESTÃO CERTA: No contexto da Administração de Recursos Humanos, o desenho de cargos (job design) envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. Um dos modelos de desenho de cargos apontado pela literatura é o modelo contingencial, que: é dinâmico e considera, simultaneamente, como variáveis, as pessoas, as tarefas e a estrutura da organização.
Modelos de Desenhos de Cargos
Desenho de Cargos é a informação utilizada para estruturar e modificar os elementos, deveres e tarifas de determinação, envolvendo a especificação com conteúdo de cada cargo dos métodos de trabalho e das relações com os demais
Modelo clássico: Concentra-se em dois aspectos principais a determinação da melhor forma de executar as tarefas de um cargo e o uso de incentivos salariais para obter melhor adesão aos métodos de trabalho.
Modelo de Relações Humanas: No modelo humanista atenta-se no foco do contexto do cargo e suas condições. Aqui não mais será tratado como máquina, preocupa-se mais com suas necessidades.
Modelo Contingencial: Leva em conta dois aspectos principais: as diferenças individuais e as tarefas envolvidas, ou seja, decorrente e dependente da adequação do desenho de cargos a essas duas variáveis. O desenho do cargo e dinâmico e se baseia na continua mudança e revisão de cargos como uma responsabilidade colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho.
QUESTÃO CERTA: Desenho de cargos, quando adotado o modelo contingencial, leva em conta as variáveis: pessoas, tarefa e estrutura da organização.
QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa correta sobre qual é o modelo de desenho de cargos apregoado pelos engenheiros da administração científica no início do século XX. Taylor, Gantt e Gilbreth, que utilizaram princípios de racionalização do trabalho para projetar cargos, definir métodos padronizados e treinar pessoas para obter a máxima eficiência possível: modelo clássico.
QUESTÃO CERTA: Considere um modelo de desenho de cargos que é dinâmico e se baseia na contínua mudança e revisão do cargo como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente, ou da sua equipe de trabalho, sabendo-se que o desenho muda em função do desenvolvimento do ocupante do cargo ou do desenvolvimento tecnológico das tarefas. Esse modelo é o do tipo: contigencial.