QUESTÃO CERTA: Os modelos de balancetes de verificação utilizados incluem o de oito colunas, que demonstra os saldos anteriores, o movimento, os saldos do período e os saldos atuais.
QUESTÃO ERRADA: O balancete de verificação é uma demonstração financeira obrigatória pela legislação societária, e sua finalidade restringe-se a fornecer aos usuários internos da entidade informações sobre a evolução dos saldos das contas devedoras e credoras em determinado período.
O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar (não obrigatório), levantado unicamente para fins operacionais (não tem obrigatoriedade fiscal) composto por todas as contas com os seus respectivos saldos, que são extraídos do Livro Razão com a finalidade de verificar se o total de débitos é exatamente igual ao total de créditos, ou seja, verifica se o método da digrafia foi aplicado corretamente.
QUESTÃO CERTA: A diferença entre os modelos de balancete de 6 e de 8 colunas corresponde aos saldos devedores e credores que dizem respeito ao movimento do período, constantes no segundo modelo e ausentes no primeiro.
Existem principalmente 4 tipos de balancetes, são eles de:
2 COLUNAS:
-primeira: devedor(saldo)
-segunda: credor(saldo)
4 COLUNAS:
-primeira: saldo inicial
-segunda: débito (movimento)
-terceira: crédito (movimento)
-quarta: saldo final
6 COLUNAS:
-primeira: devedor (saldo inicial)
-segunda: credor (saldo inicial)
-terceira: débito (movimento)
-quarta: crédito (movimento)
-quinta: devedor (saldo final)
-sexta: credor (saldo final)
8 COLUNAS:
-primeira: devedor (saldo inicial)
-segunda: credor (saldo inicial)
-terceira: débito (movimento)
-quarta: crédito (movimento)
-quinta: devedor (movimento-saldos)
-sexta: credor (movimento-saldos)
-sétima: devedor (saldo final)
-oitava: credor (saldo final)