Modelo neoclássico de Solow

0
2090

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

O modelo de Solow mostra como a poupança, a mão-de-obra e a tecnologia afetam o nível de produção da economia e o seu crescimento ao longo do tempo. Nesse modelo utiliza-se a função de produção de Cobb-Douglas, de tal maneira que se utiliza a produção por trabalhador (Y/L) em vez da produção (Y). Por isso, a suposição do modelo é que a produção apresenta retornos constantes de escala. Assim, consideramos um função produção por trabalhador onde y = Y/L, logo y = f(k), onde k = K/L.

QUESTÃO CERTA: Segundo o modelo neoclássico de Solow, o nível de capital no estado estacionário é obtido pela intersecção da curva de investimento bruto com a linha reta que representa a depreciação efetiva para o capital.

No modelo de crescimento de Solow, a economia alcança o denominado estado estacionário (steady state) quando a depreciação do estoque de capital por trabalhador iguala o investimento por trabalhador.

QUESTÃO ERRADA: Uma das consequências do modelo de Solow é a sua rejeição de convergência de níveis de renda para todos os países. Tal conclusão é uma implicação da hipótese de retornos marginais crescentes do modelo.

A convergência entre os níveis de renda torna-se possível exatamente por causa dos retornos marginais decrescentes do modelo, e não RETORNOS CRESCENTES. Ou seja, caso injete-se capital em ambos os países, um com elevado estoque e outro, com baixo estoque, tal capital tende a aumentar o produto de forma mais substancial naquele com menos estoque de capital. Assim sendo, a hipótese de convergência pode ser atendida.

Os países tendem a convergir os níveis de renda (se você vir a curva de crescimento, ela tende a se estabilizar, o que leva ao segundo erro). A hipótese é de retorno marginais decrescentes.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o modelo de Solow, um aumento na taxa de poupança é capaz de aumentar de forma permanente a taxa de crescimento de um país. Logo, as baixas taxas de poupança registradas no Brasil estão relacionadas com o seu baixo crescimento econômico.

Pelo modelo de Solow a poupança é igual ao investimento e apenas pode ser utilizada como fator de crescimento até o ponto estacionário. No ponto estacionário (ponto de equilíbrio geral para esse modelo) o que explica o crescimento são flutuações tecnológicas, educacionais e populacionais. E não mais o investimento. Logo, ter alta taxa de poupança não significa expandir a renda a partir de certo ponto. A poupança tem efeito sim no crescimento de longo prazo, porém, não de forma permanente. O modelo de Solow apenas se refere ao longo prazo, portanto, veja que a poupança explica o crescimento de longo prazo até o ponto estacionário. Isso é fundamental. Não se pode desprezar a importância da formação de poupança para o crescimento de longo prazo do país.

QUESTÃO CERTA: Explicar os determinantes do crescimento de uma economia é um dos principais desafios enfrentados pela ciência econômica. Nesse sentido, a taxa de poupança é importante na determinação do nível de renda e da taxa de crescimento de curto prazo, porém, no modelo de Solow, a taxa de poupança não influencia a taxa de crescimento em longo prazo.

No longo prazo, a taxa de crescimento será considerada apenas pela taxa de crescimento tecnológico, ou seja, a economia só apresentará crescimento sustentável se for capaz de se tornar mais produtiva. Somente o progresso tecnológico, que permite sucessivos deslocamentos da função de produção para cima, pode explicar o crescimento da renda real per capita da sociedade. Portanto, a taxa de poupança não influencia no crescimento da economia no longo prazo.

QUESTÃO CERTA: o modelo de Solow sugere que, caso o Governo consiga estimular a poupança privada, o consumo por trabalhador será máximo quando a produtividade marginal do trabalhador se igualar à taxa de depreciação do estoque de capital da economia.

Dentro do modelo de Solow, o bem-estar econômico está atrelado ao consumo da população. Em um modelo que relaciona, num estado estacionário, níveis de produção e depreciação, e capital por trabalhador, esse estado de bem-estar máximo só seria alcançado quando as curvas que representam a depreciação e produção tivessem a mesma inclinação, ou seja, tivessem a mesma produtividade marginal.

QUESTÃO ERRADA: O modelo de crescimento de Solow prevê que a relação capital-produto apresenta tendência de descolamento, na medida em que a produção aumenta em um ritmo mais acelerado que o de acúmulo de capital.

O modelo de Solow não faz esta previsão. No modelo sem progresso tecnológico, o produto por trabalhador é função da quantidade de capital por trabalhador, ou seja: y = f(k). Não há como haver descolamento entre produto e capital, pois aquele é função deste, ou seja, crescem a taxas proporcionais. No modelo com progresso técnico ocorre o mesmo efeito. A variação tecnológica, vista como multiplicadora dos fatores de produção, elevam a produtividade dos respectivos fatores, deslocando a curva de investimentos e de produto por trabalhador para cima, ambas na mesma proporção, mantendo assim a relação produto-capital.

Y = f (L, K)

Produto “colado” no capital; aquele é em função deste.

Advertisement

Não há como haver descolamento entre produto e capital, pois aquele é função deste, ou seja, crescem a taxas proporcionais.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o modelo de Solow, o crescimento econômico é influenciado diretamente pela elevação do nível geral dos preços, bem como da taxa de poupança agregada da economia.

O crescimento econômico é influenciado DIRETAMENTE pela taxa de poupança somente até certo limite (estado estacionário)

QUESTÃO CERTA: De acordo com o modelo de Solow, o nível ótimo da acumulação de capital proposto pela regra de ouro corresponde ao consumo per capita máximo.

regra de ouro tenta encontrar qual seria o ponto ótimo de consumo e poupança na data zero para que seja proporcionado à população o máximo de bem-estar possível que é dado com o máximo de consumo.

Segundo Mankiw:

“Um administrador público interessado no bem-estar da população vai procurar escolher um estado de equilíbrio de longo prazo que contenha o máximo de consumo possível. Esse equilíbrio é chamado de nível ótimo da acumulação de capital definido pela Regra de Ouro, e é expresso por k.”

QUESTÃO CERTA: Quando o estoque de capital por trabalhador é inferior ao estoque de capital por trabalhador de estado estacionário, o capital per capita cresce ao longo tempo.

Na teoria econômica do crescimento, o modelo de Solow-Swan é um modelo neoclássico do crescimento, cujo nome foi dado em homenagem ao Prêmio de Ciências Econômicas Robert Solow. Este modelo estuda o crescimento da economia de um país em um longo período. Ele apresentou como fonte de crescimento econômico: a acumulação de capital, o crescimento da força de trabalho e as alterações tecnológicas. Robert Solow preocupou-se em demonstrar que o produto per capita é uma função crescente da razão entre capital e trabalho. A força de trabalho cresce a uma taxa natural (exógena ao modelo) então é necessária uma quantidade de poupança per capita, que deve ser utilizada para equipar os novos trabalhadores com uma quantidade de capital per capita K, igual à dos outros trabalhadores. Outra parte da poupança deve ser utilizada para garantir a não depreciação do capital. A primeira parte da poupança citada acima para equipar os novos trabalhadores é chamada “alargamento do capital” (expansão da força de trabalho) e a poupança utilizada para aumentar a razão capital-trabalho se chama “aprofundamento do capital”. Para alcançarmos a situação de steady state (estado estável) é necessário que a poupança per capita seja igual ao alargamento do capital. O capital por trabalhador K, tem um rendimento decrescente então chegando a esse ponto de equilíbrio não adianta investir mais no trabalhador que está na situação da poupança per capita igual ao alargamento do capital porque não se estará maximizando a produtividade deste trabalhador. Assim o condicionante do crescimento econômico é a taxa de crescimento da força de trabalho.

QUESTÃO ERRADA: Em relação ao modelo de crescimento de Solow, julgue os itens subsequentes. O modelo pressupõe retornos decrescentes à escala em relação aos insumos capital e trabalho.

“Robert Solow preocupou-se em demonstrar que o produto per capita é uma função crescente da razão entre capital e trabalho.” “O capital por trabalhador K, tem um rendimento decrescente então chegando a esse ponto de equilíbrio não adianta investir mais no trabalhador “

QUESTÃO CERTA: Em relação ao modelo de crescimento de Solow, julgue os itens subsequentes. A regra de ouro do modelo é alcançada quando a inclinação da curva de produto per capita iguala a curva de depreciação do capital per capita.

A partir desse ponto – só aumentando a produtividade com incrementos nos investimentos em tecnologia.

QUESTÃO CERTA: Em relação ao modelo de crescimento de Solow, julgue os itens subsequentes. O aumento da taxa de crescimento populacional aumenta a taxa de crescimento do produto.

Modelo de Solow – Crescimento Econômico, devido:

– Acumulação de Capital;

– Crescimento da Força de Trabalho; e

– Alterações Tecnológicas.