QUESTÃO ERRADA: Os modelos utilizados na microeconomia são essencialmente de característica indutiva e ignoram a complexidade do mundo real.
Dois erros nessa questão.
O primeiro erro diz respeito à natureza dos modelos utilizados. Eles são de característica dedutiva (necessitam de suposições para existir. Basta lembrar os axiomas ou pressupostos do consumidor).
Além disso, eles não ignoram a realizada do mundo real, mas, ao contrário, são modelos que buscam simplificar as complexidades de forma a tornar o entendimento simplificado.
Essa questão era aparentemente complicada, pois exigia a diferença de característica “indutiva” de “dedutiva”. No entanto, dá para marcar errado de forma tranquila devido à parte final da assertiva, em que ela diz que os modelos ignoram a complexidade do mundo real, o que não é verdade.
Agora, vamos à diferenciação entre um modelo de característica indutiva e dedutiva.
Um modelo de característica indutiva é aquele que parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas.
Exemplo: em vários países com alto desenvolvimento econômico, existe também um alto percentual de investimento em educação. Conclui-se então genericamente que países desenvolvidos são aqueles que investem em educação.
Um modelo de característica dedutiva (ou silogismo) segue o caminho oposto. Ele parte da conclusão generalizada para a particular.
Exemplo: os bens comuns obedecem à lei da demanda (preço aumenta e a quantidade diminui). Um computador é um bem comum. Portanto, quando o preço do computador aumenta, sua quantidade demandada diminui.
Segue abaixo a principal diferença entre os modelos de economia normativa e indutiva:
INDUTIVO X DEDUTIVO
Particular para o geral Geral para o particular