CEBRASPE (2004):
QUESTÃO CERTA: Na teoria do marketing, os modelos que são comumente utilizados para análise dos objetivos no comportamento do consumidor incluem o modelo de aprendizado de Pavlov. Alternativas
Os estudos de Pavlov nos ajudaram a compreender a aprendizagem associativa através do condicionamento clássico.
O condicionamento clássico consiste na associação de um estímulo inicialmente neutro com um estímulo significativo.Portanto, quando se apresenta o estímulo neutro, na ausência do outro estímulo, surgirá uma resposta similar à que se produziria caso se apresentasse o estímulo significativo. Esta capacidade de associar estímulos, por mais díspares que sejam, nos ajuda em diversas situações diárias
CEBRASPE (2004):
QUESTÃO ERRADA: Na teoria do marketing, os modelos que são comumente utilizados para análise dos objetivos no comportamento do consumidor incluem o modelo econômico de David Ricardo.
Na verdade, modelo de Pavlov.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: Os experimentos de Pavlov trouxeram contribuições importantes para a psicologia da aprendizagem. Acerca desse experimento e das consequentes considerações a respeito da teoria comportamental, assinale a opção correta: O comportamento pode ser alterado e modelado de acordo com as contingências. Neste sentido, é significativo avaliar os antecedentes e as consequências de um dado evento ou comportamento.