Microeconomia – definição

0
435

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

MICROECONOMIA: O ramo da economia que estuda o comportamento de um consumidor individual, empresa ou família. Estudo das unidades de consumo e produção.

MACROECONOMIA: O ramo da economia que estuda o comportamento de toda a economia, nacional e internacional. Estudo dos agregados econômicos.

QUESTÃO CERTA: A Microeconomia é a ciência que estuda as preferências dos consumidores, as decisões de produção das empresas, bem como a formação de preços em diferentes estruturas de mercado.

QUESTÃO CERTA: A microeconomia, parte da teoria econômica, estuda o funcionamento da economia como um todo, analisando o comportamento das indústrias, das empresas e das famílias.

A microeconomia se preocupa com as interações entre consumidores e empresas em mercados específicos, enquanto quem estuda a economia como um todo é a macroeconomia.

A microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores e firmas, bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais. As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos. Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam lucro a partir de custos e receitas possíveis. A microeconomia procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade. Por sua vez, a macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo individual (Wikipédia). Por tal razão, a questão está incorreta, pois estudar o comportamento da economia como um todo é papel da macroeconomia.

Advertisement