Método distancial ou genebrino

0
292

Calcula a distância em escala que vai de um nível mínimo, onde é praticamente desprezível a contribuição do projeto ao bem-estar social, até um nível ótimo ou ideal onde é plenamente satisfeita a necessidade.

São escolhidos índices de atendimento e verificadas as distâncias entre os níveis mínimos e o ideal de qualidade para as áreas afetadas pelos benefícios e ônus decorrentes do projeto.

I = [Y – Ym / YM – Ym ] * 100

Onde Y = nível observado, Ym = o mínimo, YM = o máximo

Índice irá variar entre 0 = nível mínimo até 100 = nível máximo (ideal)

Em seguida o índice deve ser corrigido p/ levar em conta a distribuição do atendimento pela população, para tanto multiplica-se o projeto pelo coeficiente de uniformidade, calculado como o complemento do coeficiente de Gini:

Ic = I x (1-G) onde G= coeficiente de Gini

G= fórmula p. 76

Coeficiente de Gini: interpretado graficamente como o quociente entre duas áreas, a compreendida entre a Curva de Lorenz e a linha de 45o e a área total sob esta linha.

A aplicação deve ser conduzida como segue:

  • identificação dos tipos de benefícios e de ônus decorrentes de certo projeto;

  • estabelecimento dos níveis mínimo e ideal de qualidade para as áreas afetadas pelos benefícios e pelos ônus;

  • cálculo dos índices sem o projeto (situação atual);

  • cálculo dos índices com a realização do projeto;

  • cálculo da distância (diferença) entre as situações com e sem projeto.

A partir da identificação dos impactos nos diversos setores, há duas possibilidades:

i) seguir o que preconiza o método, e ponderar os índices setoriais para se obter um índice global para cada projeto alternativo;

Advertisement

ii) fazer a comparação dos projetos alternativos diretamente, por meio dos perfis de índices setoriais.

Duas dificuldades do método:

  • Definição dos índices setoriais

  • Estabelecimento dos níveis mínimo e ideal para cada índice (neste caso uma alternativa é o uso dos indicadores estabelecidos pela OMS)

QUESTÃO CERTA: A abertura de um Campus no interior por uma Instituição Pública de Educação Superior (IPES) pode representar um projeto público de grande impacto social na cidade sede e no seu entorno. As diferenças regionais e a necessidade de escolha entre alternativas de projetos públicos requerem métodos de avaliação que possam contemplar aquele que traduza um maior impacto social. Um desses métodos trabalha com indicadores sociais setoriais denominados de índice de atendimento. A metodologia então calcula o índice de atendimento relacionando a diferença entre o valor observado e o valor alvo sobre a diferença dos valores alvos mínimos e máximos. Esse cálculo é realizado para cada projeto, o que possibilita fazer uma comparação entre eles. Assinale a alternativa correta que define o método de avaliação descrito: Método distancial ou genebrino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui