Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: A elaboração da demonstração financeira do fluxo de caixa pode ser realizada pelo método direto ou indireto. A elaboração pelo método direto deve: detalhar os fluxos das operações, no mínimo, nas seguintes classes: recebimentos de clientes, de juros e dividendos; pagamentos a empregados e fornecedores; juros e impostos pagos.
-Método Direto
Por este método, a DFC evidencia todos os pagamentos e recebimentos decorrentes das atividades operacionais da empresa, devendo apresentar os componentes do fluxo por seus valores brutos.
A opção para este método deve apresentar, no mínimo os seguintes tipos de pagamentos e recebimentos relacionados às operações:
– Recebimentos de clientes;
– Juros e dividendos recebidos;
– Pagamentos de fornecedores e empregados;
– Juros pagos;
– Imposto de renda pago;
– Outros recebimentos e pagamentos
QUESTÃO ERRADA: Quando houver informações de fluxos de caixa decorrentes de transações em moeda estrangeira, a DFC deve ser elaborada pelo método indireto.
~> “A DFC deve ser elaborada pelo método direto“. (MCASP).
Atenção: no setor privado, a DFC pode ser elaborada pelo método direto ou pelo método indireto. No setor público, a DFC será elaborada apenas pelo método direto.
O enunciado deixa claro que a questão faz referência ao setor público, veja: ” (…) na elaboração da DFC do setor público, assinale a opção correta”.